Ireuda Silva homenageia ações de combate ao abuso sexual infanto-juvenil

A Câmara Municipal de Salvador promoveu, na tarde desta sexta-feira (18), no lotado Plenário Cosme de Farias, sessão especial em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, requerido e presidido pela vereadora Ireuda Silva (PRB), também celebrou os 27 anos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca). Segundo ressaltou a legisladora, os 85 mil casos registrados em 2017 no Brasil não refletem a realidade, por questões associadas à exposição da vítima. “Nós sabemos que há muita omissão. Sabemos também que existem famílias que fazem isso para preservar a imagem da criança ou do adolescente”, frisou Ireuda, defendendo a criação de um plano municipal de enfrentamento ao abuso sexual infantil.

Para a psicóloga Laísa Magnavita, representando a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude, é preciso estar atento aos sinais. “Muitas vezes não estamos preparados para ouvir que alguém de nossa família está passando por violência e a negligência pode causar sequelas irreversíveis”, alertou. Em reconhecimento ao trabalho do Cedeca, Ireuda Silva destacou que a entidade “presta ações de referência” no Estado. A homenagem foi materializada com a entrega de um diploma de honra ao mérito à instituição.

“Timoneiro” e equipe / Grato pela homenagem prestada pela Casa Legislativa, o coordenador-executivo do Cedeca, Waldemar Oliveira, falou sobre a árdua rotina de trabalho. “É uma luta dura manter nossas portas abertas. Sou uma espécie de timoneiro, que conta com a dedicação de toda a equipe”, salientou. Nestas quase três décadas, Waldemar Oliveira destacou iniciativas importantes do Cedeca, que iniciou as atividades com foco em homicídios e, a partir de 1994, passou a combater também a violência sexual. O trabalho do Cedeca foi responsável pela criação do plano nacional de enfrentamento à violência infanto-juvenil; a criação de duas varas especializadas na Bahia e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Conforme Waldemar, o objetivo agora é criar uma força tarefa que indique ao governo estadual a necessidade de aumentar o número de delegacias especializadas.

Na ocasião, lembrou da garota Milena Alves, de apenas 10 anos de idade, estuprada e morta por asfixia em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, na quinta-feira (17). Os três suspeitos de praticar o crime foram classificados pelo coordenador do Cedeca como “monstros”.

A composição da mesa contou ainda com a presença da delegada Cynthia Sales Mascarenhas, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Crianças e Adolescentes (Derca); André Araújo, coordenador do Comitê Estadual de Enfrentamento contra Violência Sexual de Crianças; André Araújo, coordenador de Ações de Prevenção da Guarda Civil Municipal; Tansir Omani, psicóloga do Conselho Regional de Assistência Social (CRAS); e a conselheira tutelar Ângela Paz. A sessão especial contou com apresentação da Banda de Música da Guarda Civil Municipal.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …