
Diretora-geral da Maternidade Climério de Oliveira (localizada no bairro Nazaré), a ginecologista e obstetra Mônica Almeida Neri foi condecorada pela Câmara Municipal de Salvador, na noite de quinta-feira (19), com a Comenda Maria Quitéria. A iniciativa foi da vereadora Ireuda Silva (PRB), que justificou a honraria pelo fato da médica “representar de forma tão brilhante o protagonismo e o engajamento da mulher no sentido de contribuir para o desenvolvimento de nossa sociedade em todos os âmbitos”.
Além disso, a autora da homenagem destacou que Mônica Neri, que preside a Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), tem “um amplo e evidente trabalho voltado para a qualidade de vida e para o bem-estar da comunidade”.
Novo prédio
Emocionada, Mônica Neri agradeceu a honraria, que compartilhou com todos os colaboradores e parceiros “da busca pela qualificação da assistência à saúde materno-infantil no estado da Bahia”. Segundo ela, a Comenda Maria Quitéria representa o reconhecimento “por um trabalho comprometido com a saúde da mulher e da criança”.
Seguindo também carreira médica na PM, brincou com o poder das mulheres: “Homens, fiquem ligados. As mulheres ainda não dominaram o mundo porque estão escolhendo o vestido”.
A homenageada se disse orgulhosa de dirigir a Maternidade Climério de Oliveira, hospital escola da UFBA, e lembrou a luta pela construção de um novo prédio para a unidade, “sonho da comunidade”. Na busca por recursos e terrenos para o novo prédio, surgiu a ideia da desapropriação de um imóvel vizinho, o que foi feito pelo governo estadual. “Agora estamos na busca por recursos para construção do prédio”, disse ela, comemorando a informação de que a bancada federal da Bahia aprovou emenda parlamentar para viabilizar a obra em 2018. Entre os projetos da maternidade, destacou a Rede Cegonha e o Vaga Sempre.
A mesa do evento foi formada pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior (PRB), coordenador da bancada baiana no Congresso Nacional; a secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza e presidente estadual do PRB, Tia Eron; o secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues; o subsecretário estadual de Saúde, Adil José Duarte Filho, representando o secretário Fábio Vilas Boas; o professor Roberto José Meyer Nascimento, superintendente de Saúde da UFBA, representando o reitor João Carlos Salles; o coronel Sérgio Baqueiro, diretor de Ensino da PM da Bahia, representando o comandante-geral coronel Anselmo Brandão; o professor José Roberto Ferraro, vice-presidente federal da Associação Brasileira dos Hospitais Universitários Federais; e Núbia Almeida Plácido dos Santos, gerente de Operações da empresa Stefanini e irmã da homenageada.
Fonte: Secom/CMS