A deputada Ivana Bastos (PSD), ex-presidente e atual tesoureira-geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), participou de uma missão técnica da entidade na Europa entre os dias 17 e 22 de novembro. A delegação esteve nas cidades de Turim, na Itália, e de Amsterdam e Rotterdam, na Holanda, para ampliar conhecimentos nas áreas das cidades inteligentes e tecnológicas, desenvolvimento sustentável com foco na proposta das ESG, intercâmbios culturais e educacionais entre os estados brasileiros e os representantes de empresas locais nos dois países.
Segundo ela, “essa troca de experiência sempre é importante, pois nos oferece a oportunidade de observar as boas práticas para solucionar problemas locais”. Sempre que voltamos das missões da Unale, informou a parlamentar, “adquirimos novos conhecimentos que, adaptados à nossa realidade, se transformam em leis, práticas sustentáveis e avanços tecnológicos – dentre outros benefícios para a sociedade brasileira”, acrescentou.

Itália – Já no primeiro dia da missão, a diretoria da Unale assinou o acordo de cooperação com o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior, na pessoa do Paulo Henrique, representante da comunidade brasileira residente naquele país. O acordo representa uma importante parceria na facilitação de novos percursos de cooperação internacional.
Ainda na Itália, a comitiva foi recebida no salão de honra do Consiglio Regionale, o parlamento regional de Piemonte, na Itália, pelo presidente da Casa, conselheiro Stefano Allasia e os legisladores F. Graglia, M. Mosca, M. Marrone e G. Gavazza. Encerrando as agendas no país, a delegação se reuniu com o embaixador do Brasil Hadil Rocha-Vianna, no consulado do país, em Milão.
Holanda – A delegação conheceu a “Fazenda do Futuro”, situada nos Países Baixos (inclui a Holanda). A fazenda atua em parceria com a Universidade de Wageningen e possui conhecimento avançado nas práticas agrícolas exitosas, utilizando princípios da agricultura regenerativa e inclusiva na natureza, a exemplo do rodízio no plantio, que assegura maior regeneração do solo. Fazem uso também de ações com base em princípios agroecológicos, apoiados pela tecnologia, sempre visando uma agricultura rentável e sustentável.
“Avalio a agenda como uma oportunidade extremamente rica e valiosa, uma vez que no Legislativo baiano, trabalhamos focados na constante busca por investimento para a melhoria de vida de homens e mulheres do campo. Com certeza, sairemos daqui com boas experiências para somar com o trabalho”, disse a deputada Ivana Bastos. Encerrando as atividades na Holanda, o grupo conheceu o projeto “Smart City” da cidade de Rotterdam, em reunião com o embaixador Paulo França e o ministro Pedro Cardoso, na embaixada do Brasil nos Países Baixos.
Na ocasião, foi realizada uma apresentação com informações técnicas do projeto “Cidade inteligente e tecnológica de Rotterdam”, pelo gerente do programa Cidade Inteligente e Economia Digital da prefeitura de Rotterdam, Frank Vieveen. O projeto começou em 2016 e é o primeiro que tem como fundamento diretrizes baseadas na ética e na governança, envolvendo a participação popular na tomada de decisões e se baseia em aspectos relacionados a valores sociais, regulação dos sensores, dados e algoritmos, infraestrutura acessível e segura, além de envolvimento dos partidos e transparência:
“Foi importante conhecer o projeto, suas diretrizes e essa visão de que é possível alinhar tecnologia com participação popular e ter resultados sustentáveis, econômicos e sociais”, frisou a deputada. Além da parlamentar que representou o Legislativo na Bahia, a comitiva foi integrada pelo presidente da Unale, Lídio Lopes (MS), o secretário-geral, José Luís Tchê (AC), a secretária de Minas Gerais, Celise Laviola, a secretária de Sergipe, Goretti Reis (SE). E ainda pelo diretor-geral Evaldo Bazeggio e pela coordenadora de relações internacionais, Juliana Freitas.