Durante o evento de apresentação do programa de governo do candidato José Ronaldo (DEM), da coligação Coragem para Mudar a Bahia, realizado na noite desta segunda-feira (17), no Hotel Fiesta, na presença de aliados e lideranças, o candidato a deputado federal, João Roma (PRB), que concorre a sua primeira eleição, atacou em entrevista ao TV Servidor o descaso e abandono da atual gestão do governador Rui Costa na segurança, saude e educação no Estado, lamentando a situação caótica vivida pela população baiana. Roma defendeu que Zé Ronaldo tem as melhores propostas para mudar a realidade da Bahia e dos baianos.
O republicano demonstra insatisfação e não poupou críticas à atual gestão do governo do Estado, principalmente, em relação à segurança pública e saúde. “Eu estou muito insatisfeito com a atual gestão do governo que está aí, uma gestão que deixa a Bahia largada para uma violência desenfreada, para uma educação que não bem evoluído, para uma saúde que decepciona a todos e deixa muitas vidas se esvairem”, critica Roma que ao ser perguntado se a indicação da médica Mônica Bahia como candidata a vice de Zé Ronaldo intimida o atual secretário estadual de Saúde, que evita aparições para manifestar contra-argumentos quanto ao descaso no setor denunciado de forma constante e incisiva pela oposição, limitou-se em dizer que a gestão da saúde na Bahia é criminosa e fracassada. “Sem dúvida, é um grande fracasso a gestão da saúde. Eu diria que é, muitas vezes, até criminoso a forma como é colocada a saúde pública para os baianos, especialmente, os baianos do interior que não têm acesso a regulação, que ficam a mercê do descaso no atendimento”, dispara ao citar um caso relatado pelo candidato Zé Ronaldo como exemplo de ingerência no setor. “Um caso foi denunciado no programa de Zé Ronaldo que morreu após passar sete anos aguardando na regulação. De fato, é um fracasso a gestão da saúde. Eu tenho certeza que aqueles que querem providências urgentes, porque as vidas não podem esperar, estarão ao lado de José Ronaldo porque ele, sem dúvida, poderá dar um novo ritmo que a Bahia precisa para poder não só orgulhar seus habitantes, mas para poder falar mais alto no cenário nacional”, disse.
Roma afirmou estar muito animado com a candidatura de Zé Ronaldo ao Governo para mostrar que a população quer algo novo para transformar o Estado. Além disso, demonstrou também que está confiante no resultado da eleição a nível federal e estadual. “Eu tenho certeza que José Ronaldo, que melhorou tanto Feira de Santana e que conhece a realidade de quem mais precisa, é a pessoa certa que reúne as melhores propostas para levantar e mudar os rumos que a Bahia precisa e trazer tempos melhores, sobretudo, para as pessoas que mais precisam”, garante.
“Fraude eleitoral” – Ao saber da circulação de material gráfico pelo interior do Estado que coloca a figura de Lula como candidato do PT à presidência e Fernando Haddad como vice, Roma classificou como “fraude eleitoral” praticado pelos petistas na tentativa de descumprir as decisões e determinações impostas pela justiça eleitoral que barrou o registro de candidatura do ex-presidente por estar condenado em segunda instância e ficar inelegível pela Lei da Ficha Limpa. “É mais uma fraude eleitoral que se utiliza, desobedecendo as regras democráticas e, justamente, tentando burlar tudo o que a justiça tem colocado. Inclusive, tenta-se colocar materiais apócrifos no interior que se deparam com xingamentos, querendo manchar com a reputação, como ocorreu recentemente com o Irmão Lázaro, que tentaram denegrir a sua imagem e ele [Irmão Lázaro] conseguiu na justiça que a chapa não fizesse mais esse tipo de agressão contra a sua imagem. É dessa forma, jogando abaixo da cintura e sem respeitar os trâmites burocráticos que, infelizmente, o PT utiliza ludibriando muitas vezes a população, enganando e cada vez mais decepcionando toda a Bahia”, ataca Roma.
Mathias Jaimes e Rafael Santana