O chefe de gabinete da Prefeitura de Salvador, João Roma, prestigia abertura da 23ª edição da tradicional Feira de Integração da Paróquia Nossa Senhora da Luz. O evento, que este ano conta com mais de 1.000 voluntários, começou a partir de quinta-feira (19), e segue até o dia 22 de outubro, no Praça Wilson Lins, Pituba (onde localizava-se o antigo Clube Português). Com atrações musicais e atividades variadas, a 23ª Feira de Integração tem opções para todas as idades. Durante os quatro dias de evento, o público desfrutará de praça de alimentação, barracas de gastronomia nacional e internacional, mostra de artesanato, jogos infantis, brechó, palco com atrações de ritmos musicais e muito mais. Entre as atrações confirmadas, destacam-se: Daniel Vieira, Jorge Zarath, Adelmário Coelho, Tuca Fernandes, Banda Cheiro, Flor Serena e muito mais.
De família de origem católica, João Roma, que participa pela segunda vez do evento, elogiou a ação e mencionou que a iniciativa cria mais um espaço cultural, social e religioso na cidade. “Já é a segunda vez que eu participo. Mais uma vez, a Paróquia Nossa Senhora da Luz está de parabéns por mobilizar tantas pessoas por uma causa tão nobre, podendo, na verdade, criar mais um espaço para o município com atrações culturais, comidas e bebidas. É muito bem organizado, uma estrutura adequada, um lugar bom para a família e para a sociedade de uma forma geral com frequentar para, além de ter bons momentos, contribuir com essa boa causa”, ressalta Roma.
Entre alguns projetos sociais que serão ajudados com a renda arrecadada estão a creche São Pedro Nolasco (Alto do Areal), atendimento médico e odontológico, assistência jurídica, além do CAENA (Centro Avançado de Empreendedorismo do Nordeste de Amaralina), instituição que se propõe a fomentar nas pessoas do bairro a capacidade de transformar recursos.
A abertura do evento ocorreu na quinta-feira (19), às 18h, e estende-se até a meia noite; na sexta (20), das 18h à meia noite; e no sábado, das 10h à meia noite. Já no domingo, último dia da feira, o horário de funcionamento será das 10h às 20h.
De 19 a 22 de outubro acontece a XXIII Feira da Integração daparóquia Nossa Senhora da Luz, na Pituba. A praça Wilson Lins, antigo clube Português, é mais uma vez o palco desse evento que já entrou para o calendário da cidade. Durante os quatro dias de evento, solidariedade e serviço continuam sendo o principal tempero para suas delícias gastronômicas e para os momentos de encontro que proporciona. Totalmente beneficente, a feira conta com a colaboração de mais de mil voluntários que servem em 11 barracas de comida típica de diversos países e regiões do Brasil, além de espaços para crianças, brechós, artesanatos, palco para shows e diversas outras atividades. O ingresso custa R$ 10.
Além de saborear diversas iguarias, como a famosa paella da barraca espanhola, os visitantes vão poder aproveitar as atrações musicais. A programação religiosa seguirá na Capela, espaço de acolhimento e “reabastecimento” da fé durante os dias do evento. Haverá missa e adoração com os diversos grupos de oração da paróquia.
Toda a renda do evento é destinada à manutenção dos 14 projetos e outros programas sociais do Centro Comunitário Casimiro Quiroga, além da creche mantida pela paróquia no Nordeste de Amaralina.
As obras sociais / O Centro Comunitário Casimiro Quiroga contempla os seguintes projetos: alfabetização de adultos, assistência jurídica, médica e odontológica com mais de 400 pessoas assistidas por ano; o curso de preparação para os exames da ordem dos advogados; culinária para festas; preparação para o serviço doméstico; atendimentos médicos; Projeto Mãe-Bebê, com foco em ações fisioterapêuticas, que ao longo de suas atividades superam o quantitativo de mil atendimentos e capacitações; curso de cuidadores de idosos, que oferece capacitação a cuidadores e chegou a 390 beneficiários, sendo reconhecido na cidade como referência positiva.
Atualmente várias pessoas trabalham graças aos cursos. “Meu lugar não é na rua” é o projeto que há quatro anos e meio assiste um grupo de crianças extremamente carentes, entre oito e treze anos, propiciando-lhes experiências diferenciadas, apoio escolar, alimentação, acesso a lazer e cultura, atendimentos psicológico, médico e odontológico e encaminhamento de dependentes químicos. Além disso, mensalmente são distribuídas de 300 cestas básicas para famílias necessitadas. A paróquia também mantém uma creche com 98 crianças, no Nordeste de Amaralina.
O Centro Comunitário Casimiro Quirogacontabiliza hoje 85 voluntários, todos preparados para acolher quem mais precisa. Recentemente foi inaugurado Centro de Formação e Desenvolvimento Humano e Espiritual D. Inocêncio, com atendimento psicológico para atendimento de cerca de 800 consultas, contando, em 2017, com 26 psicoterapeutas. Todo dinheiro arrecado na Feira da Integração é dedicado a essas obras.
Rafael Santana com informações do Site da Arquidiocese Salvador