José Ronaldo e Irmão Lázaro defendem preferência por mulher para vice na chapa de oposição

Crédito: Ângelo Pontes

Oficializado nesta semana como pré-candidato ao Senado na chapa de José Ronaldo (DEM), o deputado federal Irmão Lázaro (PSC) se manifestou a favor de uma mulher integrar a composição oposicionista como candidata a vice. “Defendo sim. A gente precisa criar um fator de motivação para que as mulheres baianas tenham o desejo de participar da política. Eu acredito que José Ronaldo também quer as mulheres na vida pública. Ele sempre valorizou a participação da mulher da vida pública. Nomes de competência têm sido avaliados e vamos escolher a que vai desempenhar melhor a função pela Bahia”, afirmou o social-cristão.

Pelo menos quatro mulheres já foram cotadas para a vice. Duas descartaram. A ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STF), Eliana Calmon (Rede), que alegou desinteresse de voltar para o campo político neste momento. Além dela, a ex-cantora da banda Cheiro de Amor, Carla Visi, que argumentou que estava estudando mestrado em Portugal. Já a presidente licenciada da União dos Vereadores do Brasil (UVB) na Bahia, a vereadora de Serrinha Edylene Ferreira (PV), não rejeitou a hipótese de ser vice, mas mostrou pouco interesse.

“Eu deixei na mão do presidente do partido [Ivanilson Gomes]. Me preparei para a campanha de deputada estadual e já tenho dois anos trabalhando firme. Mas o presidente do partido é a pessoa que pode dar uma resposta sobre isso. Respeito a posição do partido”, afirmou recentemente. Ontem, outro nome especulado foi o da vereadora de Itabuna, Charliane Souza (PTB). Ainda na entrevista, Irmão Lázaro reiterou que ficou no passado as rusgas com o deputado federal Jutahy Magalhães Júnior (PSDB), que era contra o evangélico integrar a chapa com receio de perder votos. “A análise que Jutahy fez foi de que meu voto é pulverizado. Não são votos construídos politicamente. Jutahy olhou e achou que não havia garantia de transferência. Mas já está tudo nos trilhos. O que passou ficou para trás. Agora, é uma nova jornada”, pontuou o social-cristão.

Para o deputado do PSC, a demora para decidir a presença dele na majoritária não trouxe prejuízos. Sobre os seus dois suplentes, cantor-político afirmou que cabe a José Ronaldo definir, mas ressaltou que, se tiver oportunidade, vai indicar o ex-presidente do PSC na Bahia, Eliel Santana.  “Isso vai ser discutido com o candidato a governador, com [o prefeito] ACM Neto e os presidentes dos partidos. Temos muitos partidos que vão querer participar da majoritária. Agora, se me oferecerem [a vaga], eu indicarei Eliel Santana. Mas não passa por mim essa formação da chapa majoritária”, salientou.

Professora Jeane será vice de João Santana

Pré-candidato ao governo da Bahia pelo MDB, João Santana confirmou ontem que a professora Jeane Alves Cruz (MDB) será a postulante a vice na chapa encabeçada por ele. “É uma mulher militante e altamente empreendedora. Tem uma grande capacidade e é muito politizada”, afirmou o ex-ministro. Santana já tinha ratificado o ex-deputado federal Jorge Viana (MDB) como candidato ao Senado, e o ex-prefeito Roberto Carlos de Souza, conhecido como Robertão, como o suplente.  Segundo o emedebista, ele conversa ainda com dois partidos para definir o segundo postulante à Câmara Alta do Congresso Nacional.  A convenção que vai homologar as candidaturas acontecerá hoje, na sede da sigla na Rua Arthur de Azevedo Machado, no Costa Azul, em Salvador.

No encontro, João Santana promete apresentar o programa de governo. De acordo com ele, o foco será a economia baiana. “A economia do estado é muito complexa, mas eu falo a língua do povo e vai ser entendível. É através da economia que vamos voltar a desenvolver o estado para conseguir gerar emprego”, declarou, ao ressaltar que terá “atenção especial” para os setores da saúde, educação e segurança.

Fonte: Tribuna da Bahia

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Justiça francesa condena Gérard Depardieu por agressão sexual em set de filmagem

O ator francês Gérard Depardieu, de 76 anos, foi condenado nesta terça-feira (13) a 18 …