O DEM e o PSDB apresentaram candidaturas próprias ao governo da Bahia. Democratas e tucanos já têm nomes próprios para concorrerem à sucessão estadual. Mas, os dois partidos estão divididos. A ala do Democratas tem José Ronaldo como pré-candidato e negocia apoio dos tucanos ao candidato feirense. Já a ala tucana apresentou João Gualberto como pré-candidato do partido ao governo do Estado. Os tucanos resistem e rechaçam a ideia de apoiar Ronaldo ao pleito estadual.
De qualquer modo, José Ronaldo se diz “preparado” para o desafio, mas pode abrir mão da disputa para apoiar João Gualberto ao governo da Bahia para focar na sua eventual candidatura ao Senado pelo DEM. “Me acho preparado para disputar a eleição de governador. E, se eleito, me acho preparado para administrar o estado. A questão não é aceitar ou não aceitar. Eu sou candidato a governador. Eu estou sendo candidato a governador. Estou buscando apoio. Mas lá na frente quem estiver melhor nas pesquisas, tudo bem. Nunca fechei portas para conversar com ninguém”, declarou em entrevista à rádio Metrópole.
Mesmo com a possibilidade de deixar a disputa estadual em apoio à candidatura tucana, José Ronaldo vê como necessário o nome de João Gualberto (PSDB) para consolidar uma oposição ao governador Rui Costa, candidato natural à reeleição pelo PT, mas ACM Neto diz que o DEM não abre mão da candidatura ao governo para declarar apoio a Gualberto. “A única hipótese de eu não ir com José Ronaldo é só se ele não quiser ir”, salientou. Para tucano, seria “ótimo” se o ex-prefeito renunciasse à pré-candidatura ao governo. “Ele [José Ronaldo] está sendo coerente, já que era o cargo que pleiteava. Eu era o vice na chapa. Quando o governador sai quem substitui é o vice. Então, eu sou candidato a governador”, afirmou.
Rafael Santana com informações do Tribuna da Bahia On Line e Metrópole