Kiki Bispo critica viagem de Rui Costa à Cuba: ‘Enquanto o governador fuma charuto cubano, o povo da Bahia está levando fumo’

O vereador Kiki Bispo (PTB) criticou na tribuna a viagem do governador Rui Costa para Cuba em sessão ordinária na tarde desta terça-feira (31), no plenário da Câmara. O parlamentar manifestou-se contra a saída do gestor estadual do país, no momento em que a Bahia registra altos índices de violência e de mortes, discurso que foi endossado pelos vereadores Alexandre Aleluia (DEM), Cezar Leite (PSDB) e Ricardo Almeida (PSC).

“É claro que qualquer gestor tem que se preocupar em viajar para buscar investimentos, sobretudo, na questão da crise, mas eu pergunto: qual é a eficácia das viagens do governador Rui Costa? Recentemente, foi a China, onde passou 10, 15 dias e eu não vi nada de concreto. Aliás, o que ele trouxe na bagagem foi uma promessa da promessa que a Ponte não seria mais Ponte, e sim, seria Túnel. Agora, recentemente, ele vai à Cuba e eu estou ansioso para saber o que ele vai trazer de concreto para a Bahia nessa viagem que eles estão chamando de ‘turnê do charuto cubano’. Eu acho que essa é a finalidade da viagem, de apreciar um charuto cubano que tem naquela importante ilha na América Central”, ironiza Bispo.

Para o vereador, “ao invés do governador Rui Costa ir à China e a Cuba, deveria montar um gabinete de crise, porque os índices da Bahia não param de piorar”.

“Aquilo que já é ruim, está ficando pior. A violência alcança índices nunca visto em nossa cidade e no nosso Estado. São 7 mil mortes violentas em nosso Estado. O governador Rui Costa precisa se sensibilizar com os familiares que morrem a cada dia. Acabou em Salvador e no interior do Estado aquela paz que antes reinava, em que o povo do interior, praticamente, dormia de portas e janelas abertas e hoje não pode mais, porque a violência tem tomado conta do nosso Estado, da nossa Bahia, não pela incapacidade dos policiais, é preciso reconhecer, pois existem homens preparados e qualificados, mas a falta de investimentos do governo do Estado em segurança é, realmente, um absurdo e é o causador dessa crise na segurança pública em nosso Estado. Um governo que prioriza a propaganda, em que se gasta quatro vezes mais em propaganda do que em segurança pública. O governador não está nem ai se está morrendo gente na Bahia, em Salvador, se existe toque de recolher, se os bancos estão explodindo, ele não está preocupado, mas está em Havana, passeando, fumando o charuto cubano. Faço um apelo: governador, volte de Cuba porque o povo da Bahia está levando fumo”, dispara Bispo.

Ao apartear a fala de Bispo, o vereador Tiago Correia (PSDB) considera que o Estado vive uma “insegurança pública” e crítica o descaso no turismo por parte da gestão estadual.

“Muito lúcida as suas colocações. Acho que não tem o que falar em seguranca pública, na verdade, ‘insegurança pública’. Falando de turismo, de viagem, de Cuba, já tem 3 anos e 7 meses que o Prodetur aprovou U$$ 50 milhões para o governo do Estado para a secretaria de Turismo para o Prodetur da Baía de Todos os Santos e nenhum real até hoje foi investido, porque nesses 3 anos e 8 meses falta competência do governo do estado para apresentar um projeto, apenas um projeto. Já dizia que não tinha time, agora o que não tem é um técnico”, critica Correia.

Na oportunidade, o vereador Ricardo Almeida (PSC) diz que o Estado vive um cenário ou situação de completo descaso.

“Esse descaso do governo do Estado já tem sido assunto de debates intensos nessa Casa. O que nos causa tamanha estranheza é, apesar do crescimento nos índices de todas as denúncias já realizadas pela Câmara Municipal como pela Assembléia Legislativa com relação a segurança pública, nada de concreto tem sido feito pra reverter esse quadro, assim como nada de concreto tem sido feito para se resolver um problema do Estado vide as últimas situações, que se o prefeito ACM Neto não tivesse intervido como no caso da integração e do Centro de Convenções, também estariam sem solução para esses dois grandes problemas”, aponta Almeida.

Rafael Santana

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …