
Os vereadores de Salvador debateram na última semana sobre algumas questões polêmicas, entre elas, o reajuste da tarifa de água em todo o Estado. Eles alegaram que o aumento não foi passado pelo crivo do Legislativo Estadual e Municipal e nem da população. O vereador Kiki Bispo (PTB) classifica como “vergonhoso” o aumento decidido pelo governo do Estado e pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) ao argumentar que muitos pagam por um serviço que não recebem regularmente, ao se referir à falta d’água nos bairros e cidades do interior.
“O governo do Estado presta um péssimo serviço e a Embasa é campeã nisso e ainda quer atribuir ao povo da cidade e da Bahia a culpa pela falta de água. O governo está ai há mais de 10 anos e não consegue fazer investimentos básicos no sistema hídrico do nosso Estado e acaba penalizando e querendo colocar a culpa no usuário, que é o cidadão, seja pelo aumento de tarifa sempre abusiva e extorsiva, seja pelo racionamento de água que acaba por deixar o cidadão sem água na sua casa, o que é realmente um crime e um descaso com quem paga taxas altíssimas e não consegue ter o mínimo de contrapartida do governo do Estado. Fica o meu protesto. Isso é um estelionato que o governo do Estado vem fazendo com o povo, porque não se cobra taxa tão excessiva e deixar o povo sem o mínimo de água. É lamentável”, critica Kiki Bispo.
Reajuste
O aumento entre 8 e 9% na tarifa de água foi autorizado pelo governo do Estado e pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e repassado para o consumidor final, que passa a pagar a mais a partir dos próximos meses.
Rafael Santana