Lawfare? Deputada Carla Zambelli perde mandato em decisão polêmica do TRE-SP

Lula Marques EBC

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu pela cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) nesta quinta-feira (30). A decisão, que ainda cabe recurso ao TSE, também torna Zambelli inelegível por oito anos a partir de 2022. O motivo alegado pelo tribunal? A deputada teria cometido “desinformação eleitoral” durante as eleições, em um claro movimento da extrema-esquerda radical para calar uma das principais vozes conservadoras do Brasil.

A ação foi movida por Sâmia Bomfim (PSOL-SP), mostrando mais uma vez como a esquerda usa o sistema judicial para perseguir adversários políticos.

O julgamento já estava encaminhado desde dezembro, mas foi interrompido por um pedido de vista. Com a retomada, o placar foi de 5 a 2 pela cassação, com o relator Encinas Manfré acusando Zambelli de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Um discurso repetitivo que vem sendo usado para atingir parlamentares conservadores enquanto petistas seguem impunes, mesmo com escândalos de corrupção e abuso do sistema estatal.




A defesa da deputada argumentou que suas postagens estavam amparadas na liberdade de expressão e que não há provas de que tenha havido quebra da isonomia entre candidatos, mas, como de costume, esses argumentos parecem não valer quando o alvo é da direita.

Zambelli foi uma das parlamentares mais votadas do país, com 946 mil votos, ficando atrás apenas de Nikolas Ferreira (PL-MG) e Guilherme Boulos (PSOL-SP). No entanto, a vontade popular parece ter pouco peso quando se trata de políticos de direita. O mesmo tribunal que cassou seu mandato rejeitou, em setembro, uma ação contra a deputada sobre um vídeo de novembro de 2022, em que ela pedia a generais que não aceitassem o resultado da eleição.

Além das ações no TSE, Zambelli ainda responde no STF pelo episódio em que perseguiu um homem armado em 2022, um caso amplamente explorado pela mídia militante.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …