Lei da Ficha Limpa indefere candidaturas de 130 políticos baianos

optimized-urna-ficha-limpa1-1-650x400

Desde o começo da disputa eleitoral, as candidaturas de 130 políticos baianos foram indeferidas com base na Lei da Ficha Limpa, de acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até a noite de ontem (21).

Deste quantitativo, em torno de 23 candidaturas foram impedidas para disputa a prefeito, mas 22 recorreram à Justiça na tentativa de reverter a suspensão. Dos 11 candidatos a vice considerados fichas-sujas, seis também recorreram judicialmente a decisão. Na disputa a uma cadeira na Câmara de Vereadores, 96 deles tiveram os registros indeferidos, sendo que 42 ingressaram com recurso junto ao TRE.

Conforme a Lei da Ficha Lima, o político que for alvo de condenação criminal definitiva, desde que julgados por tribunais ou órgãos do Judiciário compostos por mais de um juiz, não pode concorrer a cargos eletivos por um prazo de oito anos. A Ficha Limpa se aplica também a prefeitos, governadores e presidentes da República com contas rejeitadas e confirmadas em votação pelo poder Legislativo.

Imagem: Reprodução Site Cruz das Almas News

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …