Leo Prates apresenta projetos em homenagem a sindicalista Nair Goulart

leo_prates-ft_reginaldo_ipe_00_4_2016125144432390881

O vereador Leo Prates (DEM) apresentou duas propostas de homenagem à sindicalista mineira Nair Maria de Jesus Goulart, que mudou-se para a capital baiana no ano 2000. A Moção de Pesar n° 28/16 e o Projeto de Lei nº 278/16, que dá o nome de Nair Goulart a um logradouro público da cidade.

“Uma das mais ativas e coerentes lideranças do movimento sindical nacional e internacional, Nair foi presidente adjunta da Confederação Sindical Internacional (CSI), membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CNDES)”, registrou Leo Prates. Ele lembra que Nair Goulart fez parte, também, do Comitê Gestor da Agenda Bahia de Trabalho Decente e compôs o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, (Codes- Ba).

Militante

Leo Prates lembra na Moção de Pesar que em 1968, período de intensa repressão no Brasil, Nair Goulart, então com 17 anos, entrou para o grupo de jovens da igreja em Dores do Indaiá, cidadezinha do centro oeste de Minas Gerais, onde nasceu. “Foi quando conheceu vários militantes de esquerda, passou a ler os clássicos e a entender mais sobre a luta de classes entre trabalhadores e patrões. A partir disso, começou a se interessar pela política. A situação estava muito grave. Devido à sua atuação no grupo, foi convidada para participar do movimento estudantil na cidade”, descreve o vereador.

Quando concluiu o ginásio, em 1969, partiu sozinha para Belo Horizonte, para buscar emprego e uma situação melhor na capital. Mudou-se com seu companheiro Beto para o Rio de Janeiro em 1973.

Nair fez o curso de inspetora de qualidade e começou a trabalhar em uma indústria têxtil. Chegou a participar do Sindicato dos têxteis no Rio de Janeiro, em 1975. Foi perseguida durante o regime militar e teve que se mudar para São Paulo em 1977. Em 8 de março de 1991, no Congresso de Fundação da Força Sindical Nacional, Nair foi eleita secretária nacional de Políticas para as Mulheres. A sindicalista deixou um filho, Thiago, e um neto.

Dirigente da Força Sindical na Bahia, Nair Maria de Jesus Goulart faleceu no dia 7 de setembro, aos 65 anos, devido a um câncer contra o qual lutava há seis anos.

Foto: Reginaldo Ipê/CMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Obra segue em ritmo acelerado na Gerino de Souza, Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços …