Na sessão ordinária da Câmara Municipal de quarta-feira (8), o presidente Leo Prates (DEM) agradeceu ao senador baiano Roberto Muniz (PP) pelo empenho para concretização da parceria entre a Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis e o Senado, por meio do Programa Interlegis. Ele anunciou que o primeiro curso, dirigido a vereadores de todo o país, será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro.
Na sessão foi também homologado o nome da Escola do Legislativo, em homenagem ao baiano Péricles Gusmão Régis, natural de Vitória da Conquista, assassinado pela Ditadura Militar em 1964. Ex-vereador em sua cidade natal, era militante do Movimento Trabalhista Renovador (MTR).
Parceria Esaf
Em mais uma parceria com a Escola de Administração Fazendária do Estado da Bahia (Esaf), a Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis promoverá também, de 21 a 23 de novembro, cursos de capacitação para conselheiros municipais, estaduais, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais e da sociedade civil.
De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, vereadora Marta Rodrigues (PT), as aulas terão o objetivo de contribuir com o fortalecimento do controle social e aprimorar o acompanhamento da execução das políticas públicas e dos programas governamentais. A capacitação irá ocorrer na Esaf, localizada no Edifício onde funcionava o Ministério da Fazenda, no Comércio.
“Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a parceria com a Esaf e outras universidades e instituições de ensino, elaborando cursos que aprimorem a intervenção do cidadão, de maneira democrática e qualificada, nos trabalhos dos executivos municipal e estadual, no trabalho da Câmara e da Assembleia. A Escola do Legislativo tem esse princípio”, destaca Marta Rodrigues.
Escola do Legislativo – A Escola do Legislativo é uma unidade administrativa da Câmara Municipal de Salvador, criada em junho de 2017 com objetivo de suprir a lacuna de promoção educativa para o exercício da cidadania.
Entre os seus objetivos estão o de promover o estímulo à pesquisa, à educação política dos cidadãos do município, bem como a qualificação técnica e político-institucional dos vereadores e servidores da Câmara.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: escoladolegislativo@cms.ba.gov.br ou pelos telefones 3320-0183.
Fonte: Secom/CMS