Nos bastidores políticos em Salvador está sendo comentado que o presidente da Câmara Municipal, vereador Leo Prates (DEM), deve deixar o Democratas para mudar de legenda partidária e ingressar no PSB, partido da senadora Lídice da Mata com vistas nas eleições em 2018.

Ainda é especulado que ao migrar para o PSB, tanto Leo Prates quanto o atual prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, também do Democratas, teriam o aval do prefeito ACM Neto para fazer a tal transação política para o ingresso no partido socialista no sentido de fortalecer o apoio da legenda à possível candidatura de Neto à sucessão estadual em 2018, o que força o governador Rui Costa em apelar para manter o apoio do partido socialista à sua base.

À imprensa, o presidente da Câmara, Leo Prates, negou conversas neste sentido de quem quer que seja e desconversou sobre o assunto.”2018 só converso em 2018″, desconversa Leo Prates.
A janela aberta este ano permite a troca de partidos de políticos com mandato e a esperada troca de legendas pode se concretizar. Mas, até o momento, Leo Prates não anunciou e nem oficializou tal mudança partidária que tem sido especulada. Entretanto, Prates não fez nenhuma declaração oficial sobre a possível troca de legenda, apenas desconversou sobre o assunto.

Mesmo diante das especulações, é aguardado um posicionamento de Leo Prates, que, nos últimos dias, teria ensaiado uma possível troca de legenda. Prates teria flertado com o PSB com um possível aval do prefeito ACM Neto para angariar apoio do partido socialista à base de Neto, mas parece que a filiação se tornará inviável em razão de posicionamentos contrários e divergências de pensamento.

O mais provável é que Prates permaneça filiado ao DEM e o partido fortalecer o elo já consolidado com o PSDB, PPS e os demais partidos que estão alinhados com a base do prefeito ACM Neto e compor nova aliança com partidos interessados em integrar a mesma base.

Se a mudança de partido do presidente da Câmara Municipal, do DEM para o PSB se concretizar, é um importante movimento nas peças do tabuleiro político da cidade com o objetivo de fazer o partido socialista ingressar na base de apoio a ACM Neto e deixar a base de apoio ao governador Rui Costa em que a legenda socialista se encontra em uma situação instável. Isso deve permitir o possível ingresso de lideranças de esquerda para a base de Neto.

Ao atrair políticos de esquerda para a base de ACM Neto, isso enfraquece a base do governador Rui Costa e engrossa o apoio à possível candidatura de Neto à sucessão estadual, mas ainda não há nada acertado neste sentido e o prefeito não se manifestou sobre isso e o democrata evita falar sobre articulações e negociações políticas com vistas à 2018.

Cenários para 2018

Em pesquisas divulgadas no primeiro semestre, ACM neto aparece em primeira colocação nas intenções de voto em cenários diferentes. Neto segue na liderança em todas as pesquisas de intenção, deixando Rui Costa para trás.