Leo Prates prestigia celebração de 18 anos do curso de Relações Internacionais da Unijorge em sessão especial na Câmara

Crédito: Reginaldo Ipê/Secom/CMSi

“Pela primeira vez na sua história, a Câmara de Salvador tem a pujança que merece no cenário internacional”. A afirmação é do presidente do Legislativo Municipal, vereador Leo Prates (DEM), autor da sessão especial alusiva aos 18 anos do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). A homenagem ocorreu nesta quarta-feira (9) e lotou o Plenário Cosme de Farias.

Leo Prates ressaltou que “a Câmara Municipal de Salvador é o primeiro Poder Legislativo a integrar a União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa”. Por unanimidade, a aprovação da Casa como membro da UCCLA ocorreu na 34ª Assembleia Geral da entidade realizada em Cascais, em Portugal, no último dia 4.

O presidente anunciou também que será apreciada em plenário a mudança da nomenclatura da Comissão de Desenvolvimento e Turismo da Casa. “A proposta é que o colegiado passe a ser denominado Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Relações Internacionais”, afirmou.

O vereador Felipe Lucas (PMDB), que dividiu a condução da sessão com Prates, ressaltou que “esta mudança na comissão, com a ampliação do escopo de trabalho, vai possibilitar ao Legislativo Municipal um olhar mais detalhado para as questões que envolvem as relações internacionais”.

Reconhecimento

O reitor do Centro Universitário Jorge Amado, Guilherme Marback Neto, pontuou que “esta sessão especial é um reconhecimento da Câmara Municipal de Salvador a um curso que passa por aprimoramentos constantes e tem se destacado, inclusive, com premiações internacionais”.

O professor e criador do curso, Leonel Leal Neto, recordou que “em 1999, quando estávamos no processo de formatação do curso, ocorria uma forte agenda de articulação internacional. Era a época da criação do euro e o Brasil participava ativamente do Mercosul”.

Segundo ele, a Bahia estava ainda à margem deste processo globalizado. “Entendemos que era necessário formar profissionais aptos a perceber e atuar neste contexto, dando uma contribuição local a um cenário global”, contou o professor.

Durante o evento, foi realizada uma homenagem a José Murilo Philigret Batista, ex-professor do curso, que faleceu recentemente.

A professora Indira Bastos Marrui foi homenageada pela criação do Simulado das Nações Unidas no curso.

Integraram também a mesa da sessão a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão de Relações Internacionais (Nuri), Vanessa Borges, o coordenador do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Jorge Amado, Mateus Souza, a embaixadora Marcela Maria Nicodemos, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Bahia, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Cristina Argiles, e a cônsul honorária da Grécia, Miriam Souza.

Fonte: Secom/PMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Vírus Jerônimo Rodrigues é mais letal do que Covid 19: dados oficiais escancaram tragédia petista

A Bahia viveu momentos dramáticos durante a pandemia de Covid-19, com 30.201 mortes registradas até …