Licitação para revitalização do prédio da Juceb será lançada no dia 9 de dezembro

No dia 9 de dezembro, a partir das 10 horas, será aberta a licitação referente à contratação de empresa especializada para realizar a execução da revitalização do prédio da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), localizado no Comércio. Coordenada pelo Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), a licitação tem o objetivo de contratar serviços de obra civil, com técnicos especializados em arquitetura, urbanismo, restauração de patrimônio e engenharia. O instituto também licitou e contratou a empresa para a elaboração dos projetos.



A Juceb é responsável pelos registros das atividades ligadas às sociedades comerciais do estado. Seu imóvel é um dos mais significativos exemplares da arquitetura eclética do bairro do Comercio e encontra-se inserido na poligonal de tombamento pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Conjunto Urbano e Arquitetônico da Cidade Baixa de Salvador. Atualmente, a Juceb enfrenta problemas com o espaço, uma vez que tem dificuldade em acomodar os 255 colaboradores que compõem o corpo da autarquia, trazendo transtornos ao seu sistema operacional na realização das atividades.

Arquivo / Wikipedia Commons

Fernando Caldeira, diretor de Projetos, Obra e Restauro (Dipro) do IPAC, afirma que a revitalização do prédio da Juceb é importante porque contempla a restauração de um patrimônio edificado de grande interesse histórico, artístico e cultural, trazendo modernização e fortalecimento institucional. “Os benefícios são para todo o Centro Histórico de Salvador, com a requalificação dos espaços urbanos e a ocupação de territórios esvaziados, além do pleno uso dos imóveis e equipamentos públicos”, disse.

 

 

 



Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …