Lorena Brandão protesta contra desativação do Viver

Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

“Prometeram que não iam deixar o Viver morrer e não cumpriram. Só temos a lamentar a atitude do Governo do Estado em não se preocupar com as pessoas que são vítimas de violência sexual”. A afirmação é da vereadora Lorena Brandão (PSC), protestando contra a interrupção das atividades do Serviço de Atenção a Pessoas em Situação de Violência Sexual (Viver).

Passado um mês desde a não renovação de contratos profissionais, apesar dos apelos da Câmara Municipal de Salvador para que o projeto não tivesse os seus atendimentos encerrados, frisa Lorena brandão, os depoimentos e a situação da emergência revelam o agravamento do problema. “Continuam sem rumo as vítimas menores de 18 anos, já que o Centro de Referência Loreta Valadares, que é coordenado pela Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude, ainda presta ajuda a algumas que já eram assistidas pelo Viver”, ressalta.

Socorro

A vereadora lembra que durante debate na Câmara sobre o Projeto Viver, uma mulher se manifestou e pediu socorro: “Ela teve a filha de apenas dois anos abusada sexualmente e pensou até em se matar, mas com o Viver pôde se recuperar deste acontecimento e seguir sua vida. Mas e agora? Onde essas pessoas serão atendidas? E os novos casos? Vai ficar por isso mesmo? Esperamos que o Estado tome uma posição, pois a vida é o nosso maior bem”.

O serviço garantia assistência médica, psicológica, social e jurídica. Antes de ser encerrado, era mantido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHS). O Viver já contou com 50 contratados, mas ultimamente possuía apenas dez funcionários.

Fonte: Secom/CMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Bruno Reis entre os prefeitos mais populares do Brasil, aponta pesquisa

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), e Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, …

Verified by MonsterInsights