
Camaçari, município da Região Metropolitana de Salvador, continua a enfrentar altos índices de violência, figurando entre as cidades mais perigosas do país. De acordo com o Atlas da Violência 2024, divulgado nesta terça-feira (18), a cidade registrou a quarta maior taxa de homicídios do Brasil em 2022, com 76,6 mortes por 100 mil habitantes. No total, foram 230 homicídios, sendo 224 casos confirmados e seis classificados como “ocultos” – aqueles não registrados oficialmente pela polícia, como mortes por causas indeterminadas, incluindo assassinatos, suicídios e acidentes.
Essa não é a primeira vez que Camaçari aparece nos rankings de violência. Em 2022, a cidade também foi classificada como a quarta mais violenta do país, com uma taxa de 82,1 homicídios por 100 mil habitantes, segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
A Bahia, de maneira geral, segue liderando os índices de violência no Brasil em 2024, com mais de 2 mil homicídios dolosos registrados apenas no primeiro semestre, conforme dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública.