
Em um discurso que ressoou pelo Palácio do Planalto nesta terça-feira, o presidente Lula pôs em destaque a força da educação e da formação profissional, especialmente quando se trata da independência financeira das mulheres.
Com o anúncio da criação de 100 novos campi de institutos federais, prometendo abrir 140 mil vagas por todo o Brasil, o presidente destacou que, com a qualificação, a mulher não só ganha autonomia sobre suas escolhas de vida mas também se liberta de relações de dependência. “Uma mulher qualificada não precisa depender de ninguém para fazer suas escolhas, seja para comprar um simples batom ou para decidir com quem quer compartilhar a vida”, comentou.
Além da autonomia financeira, Lula tocou num ponto sensível: a liberdade. A educação profissional traz consigo a possibilidade de as mulheres escolherem seus caminhos, livres das amarras da dependência financeira ou emocional. “A coisa mais importante é que, tendo uma profissão, a mulher vai ter espaço para disputar trabalho no mercado, fora de casa. A mulher nasceu para fazer o que quiser, e trabalhar fora é uma dessas escolhas”, enfatizou.