Durante a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241), do teto dos gastos públicos em segundo turno no plenário da Câmara, apenas 11 dos 37 deputados federais da Bahia compareceram a sessão da medida aprovada na noite de terça-feira (25), no Congresso. Os petistas Afonso Florence, Luiz Caetano, Moema Gramacho, Jorge Solla, Valmir Assunção e Valdenor Pereira; Daniel Almeida e Alice Portugal, do PCdoB; Bacelar (PTN), Félix Mendonça Júnior (PDT) e Irmão Lázaro (PSC). Bebeto Galvão (PSB) se absteve. Nelson Pelegrino (PT) e Cláudio Cajado (DEM) não compareceram.
Outros 25, incluindo parlamentares de partidos alinhados ao governador Rui Costa, foram a favor da medida que impõe limites às despesas da União por 20 anos. Entre eles, os 12 integrantes das bancadas do PP, PR e PSD.
O que é de se admirar é o voto contrário de Irmão Lázaro (PSC) e a abstenção de Bebeto, do PSB, partido que permanece dividido em relação ao governo Michel Temer (PMDB). PR, PSD e PP, partidos da base do governador Rui Costa (PT) na Bahia, votaram também em peso na proposta com que Temer acredita que começará a tirar o país da crise em que a petista Dilma Rousseff (PT) o jogou, como já havia feito no primeiro turno. Os deputados Nelson Pelegrino (PT) e Cláudio Cajado (DEM) não compareceram para votar.
Confira abaixo, a lista completa do voto dos deputados baianos:
A favor:
Antonio Brito (PTB)
Antonio Imbassahy (PSDB)
Arthur Maia (SD)
Benito Gama (PTB)
Cacá Leão (PP)
Elmar Nascimento (DEM)
Erivelton Santana
Fernando Torres
João Carlos Bacelar (PR)
João Gualberto (PSDB)
José Carlos Araújo (PR)
José Carlos Aleluia (DEM)
José Nunes
José Rocha (PR)
Jutahy Magalhães Jr. (PSDB)
Lúcio Vieira Lima (PMDB)
Márcio Marinho (PRB)
Mário Negromonte Jr. (PP)
Paulo Azi (DEM)
Paulo Magalhães
Roberto Brito (PP)
Ronaldo Carletto (PP)
Sérgio Brito
Tia Eron (PRB)
Uldurico Jr.
Contra:
Afonso Florence (PT)
Alice Portugal (PCdoB)
Bacelar (PTN)
Caetano (PT)
Daniel Almeida (PCdoB)
Félix Mendonça Jr. (PDT)
Irmão Lázaro (PSC)
Jorge Solla (PT)
Moema Gramacho (PT)
Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados