
A capital baiana está próxima de receber o primeiro cemitério público para animais. Já aprovado na Câmara Municipal e aguardando apreciação do prefeito ACM Neto, o projeto de indicação da vereadora Marcelle Moraes (PV) tem gerado polêmica.
“Estamos falando de um problema de saúde pública. Muitas famílias se deparam com a falta de recursos e de locais adequados à destinação dos restos mortais dos animais e fazem o descarte em locais indevidos, oferecendo riscos à saúde humana”, afirma Marcelle Moraes.
A vereadora destaca ainda a implantação de políticas resultantes do trabalho realizado em conjunto com o irmão, deputado estadual Marcell Moraes (PV), como o Castramóvel, o SamuVet e a primeira clínica veterinária de atendimento popular, o Clinicão.
Os contrários à construção do equipamento argumentam que o cemitério não é prioridade nas políticas públicas de atenção aos pets.
Marcelle alegou também que a implantação do cemitério público deverá passar por estudos criteriosos de impacto ambiental para evitar contaminação de lençóis freáticos. “Obviamente que a escolha do local e a estrutura que será montada respeitará todos os aspectos ambientais. Milito na causa ambiental e serei a primeira a cobrar diligentemente que as normas ecológicas sejam respeitadas. Esse tipo de argumento que tenta desqualificar o projeto é totalmente vazio e sem fundamento”, pontua.
A garantia de que o equipamento assegura o direto dos criadores de se despedir dos animais de estimação em um espaço correto para o enterro dos bichos. “Quando um ente querido morre é natural querer dar uma destinação digna aos restos mortais e os bichos de estimação merecem o mesmo respeito porque para seus donos eles têm o valor sentimental de alguém que faz parte da família”, enfatiza.
Fonte: Secom/CMS
Olá, Tudo bem Gostei muito do seu post e seu Blog, Parabéns pela iniciativa, gostaria de fazer uma parceria tem como?