
A partir do próximo mês os pet shops, clínicas veterinárias e locais afins da capital baiana que não fixarem cartazes de incentivo à adoção responsável de animais poderão ser multados. Isso porque a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 21/17, de autoria da vereadora Marcelle Moraes (PV), que obriga os estabelecimentos veterinários de Salvador a contribuírem para o fortalecimento da causa animal.
“Deixaremos em cada lugar uma forma de conscientização e reflexão para que o abandono e maus-tratos a animais venham a ser extintos, incentivando a adoção responsável e o amor pelos bichos. A adoção de cães e gatos é uma prática que evita prejuízos tanto para os humanos quanto aos animais. Se por um lado, a superpopulação de felinos e cachorros nas ruas pode causar doenças para as pessoas, não ter um dono significa risco de morte e mutilações para os pets”, afirma a autora do projeto.
Castramóvel
Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que Salvador tem mais de 200 mil cães vivendo em situação de rua. De acordo com a vereadora, a junção do incentivo à guarda responsável com a castração dos animais é imprescindível para evitar o crescimento descontrolado da população errante.
“Lutei conjuntamente com meu irmão, o deputado Marcell Moraes, para a implantação do Castramóvel e, hoje, comemoramos mais uma vitória para causa com a aprovação desse dispositivo que incentiva a adoção”, finaliza.
Os valores das multas para os estabelecimentos que descumprirem a legislação ainda serão estipulados pelos órgãos reguladores do Município.
Fonte: Secom/CMS