
Presente na inauguração e entrega da nova orla do Rio Vermelho e da praça dos Ex-Combatentes em Amaralina na noite de quinta-feira (27), o secretário de Manutenção, Marcílio Bastos, descreveu o momento como motivo de alegria o fato de “Salvador, ao contrário de muitas cidades do Brasil, no meio dessa crise política e economica, está acelerando com obras, melhorias, requalificações e com grandes obras estruturantes realizadas”.
“Nossa orla está sendo melhorada de ponta a ponta. Os espaços públicos estão sendo devolvidos ao cidadão na cidade toda, priorizando sempre o espaço de lazer e entretenimento gratuito para as famílias. Esse é um grande diferencial, porque além de trazer o benefício do lazer, traz também uma melhoria na sensação de segurança. A prefeitura se preocupa com isso, com a requalificação e melhoria dos espaços públicos. Até mesmo, a illuminação influencia na sensação de segurança e melhoria. Esse é um fator muito importante. Nesse espaço, a população se encontra hoje presente. Coisas que só se viam no shopping. Pessoas estão indo para as praças. É um grande diferencial. Salvador, hoje, virou um grande diferencial para o Brasil”, enaltece.
Bastos destacou o lançamento do Programa Salvador 360, que, conforme ele, é “revolucionário” para ajudar nas intervenções. “Enquanto as outras cidades estão recuando nos investimentos, Salvador está pisando no acelerador. O Salvador 360 vai servir de base para dá um 360 na Bahia e no Brasil, porque atinge diversas áreas, inclusive, na área econômica, de forma a gerar mais oportunidades em trazer mais renda e tentar tirar as burocracias que existem no poder público. A gente agradece ao prefeito pela oportunidade de termos um diferencial que é hoje uma referencia para o Brasil. Ele [prefeito ACM Neto] é um homem comprometido, pois tudo que ele promete, ele faz”, elogia o secretário.
“Ele [prefeito ACM Neto] ouve os técnicos, ouve os ervidores. Ele não costuma, simplesmente, dar ordem, não. Ele ouve, discute, planeja e sai um produto maravilhoso”, completa Bastos.
O secretário anunciou um pacote de projetos da pasta para este segundo semestre, a exemplo de requalificação de 27 praças a serem inauguradas, as intervenções pela cidade através de demandas da população por meio do Programa Ouvindo Nosso Bairro, além das emendas dos vereadores que pedem também construção de praças públicas. “Praça tem sido um equipamento muito importante porque leva dignidade as pessoas, com espaço de lazer gratuito para a população. Hoje, fico feliz em consertar e melhorar os equipamentos públicos. Temos o prazer e a satisfação de fazer estes reparos”, disse o secretário.
“Estamos na expectativa em saber quais são os equipamentos que nós vamos construir ou reformar durante o ano de 2017 e 2018 e, com certeza, tem muito mais ações que o prefeito deve anunciar e já escolheu para serem feitas”, aguarda o títular da Seman.
O secretário informou que o Aplicativo ‘Preservar’, que só era para área verde, foi estendido para todas as demandas da secretaria com monitoramento de praças e programação de manutenções preventivas para aumentar a vida útil dos equipamentos públicos instalados nos locais.
Bastos anunciou em primeira mão ao TV Servidor que a prefeitura vai instalar novos equipamentos projetados e mobiliados por arquitetos da própria prefeitura para melhorar a utilização dos equipamentos e, ao mesmo tempo, dá mais vida aos equipamentos de forma a diminuir o custo de manutenção a curto, médio e longo prazo.
“Em 2013, a cidade estava toda destruida e Salvador não tinha recursos. Todos diziam que Salvador não tinha como andar com as próprias pernas. O prefeito entrou e, de forma corajosa, arrumou a casa, colocou tudo em ordem, pagou as dívidas da prefeitura, tirou a prefeitura do SPC, tirou das dívidas, abriu fomas de adquirir crédito e mostrou que é possível realizar obras com recursos próprios. Todas as obras de manutenção foram realizadas 100% com recursos próprios. Isso nos alegra, é uma satisfação, mas isso se deve a um trabalho de responsabilidade, criativo, procurando a questão a sustentabilidade. Lá, nada se perde, tudo se reaproveita. Todos os equipamentos públicos são produção própria da prefeitura. Isso faz com que reduza o custo de fabricação”, disse o secretário.
Rafael Santana