Representantes do governo estadual, deputados, militantes, simpatizantes e integrantes de movimentos sociais marcaram presença na sessão especial em comemoração ao aniversário de 37 anos do Partido dos Trabalhadores, na noite desta segunda-feira (13). Com o Plenário Cosme de Farias lotado, a vereadora Marta Rodrigues, vice-líder da legenda na Câmara Municipal de Salvador, enalteceu o legado do PT em todo o Brasil. “Falar desse partido é resumir a história de cada um que está aqui. Há 37 anos, os donos do poder não acreditavam que os trabalhadores poderiam se organizar com as manifestações e greves. Somos o resultado das lutas de muitos companheiros e companheiras que tombaram. Nenhum outro partido resistiria a esse intenso massacre midiático. A nossa batalha é constante, dentro e fora do parlamento, e, com certeza, sairemos vencedores”, vislumbrou Marta Rodrigues.
Durante a solenidade, os presentes no plenário fizeram várias manifestações de apoio aos líderes nacionais do partido e de pesar pelo falecimento da ex-primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia da Silva. Um livro de condolências, que será encaminhado ao ex-presidente Lula, também foi assinado pelos militantes. “Não foi uma morte natural. Depois de todo o massacre que ela sofreu, quando passou mal e foi levada para o hospital, ao invés de ser cuidada por aqueles que deveriam preservar a vida, foi vítima de atos desumanos”, lamentou a secretária estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, ao fazer referência ao vazamento do prontuário de Marisa Letícia.
Os vereadores Luiz Carlos Suíca (PT) e Silvio Humberto (PSB) participaram da sessão especial. Militantes históricos do partido, a exemplo do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e dos deputados federais, Jorge Solla e Nelson Pelegrino, também marcaram presença. E ainda teve representante de outro estado que compareceu à sessão especial. Convidada pela anfitriã Marta Rodrigues, a vereadora de São Bernardo do Campo, município localizado no ABC Paulista, Ana Nice Martins (PT), também estimulou os militantes. “O PT deu oportunidade para muita gente do nosso país sonhar com uma sociedade mais justa e com mobilidade social. O Partido dos Trabalhadores tirou o Brasil do mapa da fome”, declarou.