
Em sessão especial realizada na sexta-feira (29), no Plenário Cosme de Farias, a Câmara homenageou a passagem dos 30 anos da União de Moradia Popular (UMP). A iniciativa foi da vereadora Marta Rodrigues (PT). Na ocasião, a parlamentar destacou a “importância da autogestão nas moradias populares”.
Marta salientou que o modelo de autogestão possibilita que as pessoas beneficiadas tenham “voz ativa nas diversas questões que envolvem os empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida”.
A vereadora afirmou que “este modelo de autogestão possibilita aos moradores dos empreendimentos estarem ativos nas discussões desde o projeto arquitetônico até a construção das edificações”. Ela falou também da participação popular, que “envolve também vários temas que têm relação com a moradia, como o acesso à saúde, educação e transporte público”.
Marta considera também que “o país sofre atualmente retrocessos impostos por Michel Temer, que põe em risco todas as conquistas da regularização fundiária adquiridas nos governos de Lula e Dilma. Mas há uma resistência ativa dos legítimos representantes das lutas do povo, como o Movimento Popular de Moradia (MPM)”.
Presente também ao evento, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) enalteceu a iniciativa da vereadora. “Parabenizo Marta Rodrigues por este momento importante”. O parlamentar também frisou que “nos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorreram grandes avanços na oferta de moradias populares no Brasil”.
Avanços
Pelegrino destacou também que “nos governos de Jaques Wagner a Bahia foi recordista de beneficiários no Programa Minha Casa Minha Vida”.
Em seu discurso, Marli Carrara, coordenadora da União Por Moradia Popular (UMP) na Bahia, destacou “a luta obstinada do ex-vereador e ex-deputado federal Zezéu Ribeiro pelo acesso da população à moradia popular”. Uma das suas iniciativas neste sentido foi na condição de relator, na Câmara dos Deputados, da PEC 285/ 2008, que estabeleceu a vinculação de recursos orçamentários da União, estados e municípios aos fundos de Habitação de Interesse Social. Zezéu Ribeiro faleceu no dia 25 de fevereiro de 2015.
A mesa da sessão foi também composta por Gabriel José Moura Nunes Soares, superintendente de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), Ângela Gordilho, coordenadora do Programa de Residência em Arquitetura e Engenharia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Aguinaldo Evangelista, integrante da Central de Movimentos Populares.
Fonte: Secom/CMS