Com base em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e divulgada no final de 2016, que aponta Salvador como a oitava pior capital em transporte público no país, a vereadora Marta Rodrigues (PT) fez duras críticas à gestão do prefeito ACM Neto. Para a parlamentar, a colocação já demonstra o claro desrespeito da prefeitura com a população soteropolitana.
Para Marta, a situação é ainda mais grave porque a prefeitura aumentou o valor da passagem, diminuiu o número de linhas de bairros populares e sequer se preocupou em cumprir promessas de ônibus novos e com ar-condicionado.
A vereadora afirma que atualmente a frota de Salvador tem apenas 2,6 mil ônibus para atender 163 bairros em uma cidade com quase três milhões de habitantes. Segundo Marta, o número já é pequeno, e pelo que demonstra a prefeitura, a tendência é piorar. “Conforme divulgado no site Aratu Online, o número de linhas começou a cair com o corte de 16 roteiros de diversos bairros, incluindo Cajazeiras, numa tentativa esdrúxula de forçar o passageiro a pegar dois ônibus com o ‘Bilhete Único’”, avaliou Marta Rodrigues.