
O reajuste na conta de água por decisão do governo do Estado e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) é motivo de discussão pela população e pelos vereadores de Salvador. A vice-líder do PT na Câmara, vereadora Marta Rodrigues, disse que qualquer aumento prejudica a população, mas explicou que a Embasa já apontava sinalização de previsão de aumento.
Conforme Marta, o momento que o Estado da Bahia passa com a situação da água na barragem da Pedra do Cavalo e nas duas barragens que abastecem Salvador, a exemplo da Santa Helena e Joanes, é difícil, “tanto é que teve que paralisar para fazer remanejamento de urgência”.
“Esse aumento é para garantir água e evitar falta de água para a população, porque os custos tem aumentado. Sei que ninguém está tendo aumento de salário. A inflação, a cada de dia que passa, vem corroendo os salários, mas tem estudos já prevendo o aumento. Eu acho que é uma sobrecarga para a população, mas é uma situação que o Estado colocou e que não pode fugir dessa realidade para evitar um colapso maior”, explica Marta.
Rafael Santana