Marta Rodrigues participa de atividade em prol do empoderamento negro

Um dia de cultura, arte, empoderamento negro e diversidade. Foi assim que a vereadora Marta Rodrigues (PT) avaliou as atividades das quais participou no Colégio Estadual Vitor Civita, no Dique Pequeno, na Vasco da Gama. A programação incluiu uma apresentação cultural com a peça “Quarto de Desejo”, encenada pelos alunos da instituição, sobre o livro de Carolina de Jesus, considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil.

O evento seguiu com desfile de moda, tendo os estudantes como modelos, com o tema de empoderamento negro e feminino. “Escolas públicas como essa são exemplos que devem ser seguidos por todos. É preciso valorizar nossa história, os personagens negros, como Carolina de Jesus e o empoderamento de nosso jovem”, declara Marta.

A iniciativa, conforme a diretora Rodrenice Santana, visa aproximar a comunidade da escola, fomentando a permanência dos alunos. Ainda conforme ela, a ideia é fazê-los se sentirem bem no ambiente para além das atividades curriculares, diminuindo o número de evasão escolar. “Nosso objetivo é elevar a autoestima da comunidade, porque é uma comunidade que não tem nada e a única representação deles é a escola. Único local onde se sentem acolhidos”, disse.

O desfile de moda foi produzido pelo produtor e estilista Vander Charles, criador da marca Black Atitude, cujas peças foram utilizadas.

Para ele, é importante levar às crianças e jovens exemplos de afroempreendimento – como é o caso dele – e trazer a negritude para o debate. “Precisamos reforçar nossa cultura e nossa história todo dia, nas escolas, nos bairros, nas comunidades”, frisa.

Conforme Marta, a programação de atividades da escola é uma demonstração de que a pluralidade só tem a enriquecer os estudantes. “É preciso apresentar aos estudantes outras formas de pensar, de participar, isso é coletividade”, pontua.

Fonte: Secom/CMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …