
Uma audiência pública discutirá os impactos sociais, urbanísticos e ambientais da construção da Avenida Atlântica. O projeto da prefeitura de Salvador irá passar por uma área do Parque Metropolitano de Pituaçu e cortará o Parque do Vale Encantado. A audiência da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente acontece nesta quinta-feira (18), no auditório do Anexo Bahia Center, às 9h. O debate foi solicitado pela vereadora Marta Rodrigues (PT).
Com vegetação remanescentes da Mata Atlântica, os parques de Pituaçu e Vale Encantado abrigam fauna e flora diversa, além de grande quantidade de água. O Vale Encantado tem aproximadamente 1 milhão de m² e, conforme ambientalistas, é de extrema relevância para a preservação da biodiversidade.
“Precisamos discutir este projeto e qual o modelo de cidade que queremos. São duas áreas de extrema importância para a sobrevivência de Salvador e não podemos deixar de discutir. Setores da sociedade civil estão reunidos e precisamos de muita discussão antes de qualquer aprovação ou execução de projeto de grande impacto como esse”, declara a vereadora Marta.
Para o debate foram convidados o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Mota; o secretário municipal de Urbanismo, Guilherme Bellintani; a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE); o Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama) do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA); o secretário estadual de Meio Ambiente, Geraldo Reis; o secretário municipal da Cidade Sustentável, André Fraga, além de ambientalistas, arquitetos, urbanistas e setores da sociedade civil organizada.
Fonte: Secom/CMS