Máscaras de proteção serão obrigatórias em Mata de São João

Fernando Frazão / Agência Brasil

As pessoas que circularem nas praças, parques, ruas e estabelecimentos comerciais de Mata de São João serão obrigadas, a partir do próximo sábado (2), a usarem máscaras de proteção. A medida está impressa no Decreto 514, do dia 17 deste mês, e faz parte das ações de prevenção ao Coronavírus no município. De acordo com o decreto, que tem como base a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), da Organização Mundial de Saúde para o COVID-19), os responsáveis por estabelecimentos comerciais e por outros espaços públicos, que estão autorizados a funcionar, também são obrigados a proibir o ingresso e permanência de qualquer pessoa sem máscara de proteção em suas dependências.

O não cumprimento das determinações acarretará em sanções administrativas cabíveis, “sem prejuízo de sua responsabilização civil e penal”. O prefeito Marcelo Oliveira explica que essas medidas são para a proteção da vida das pessoas. “São essas ações, esses sacrifícios, que têm ajudado Mata de São João a ter certo controle da situação. Por isso não podemos relaxar e contamos com a colaboração de todos os cidadãos, para vencermos essa guerra”, convoca o prefeito.

Entre as medidas de prevenção ao COVID-19 em Mata de São João estão a proibição de eventos; o fechamento de comércio com mais de 200 metros quadrados (que não ofereçam produtos e serviços essenciais à sobrevivência da população), a distribuição de cestas básicas para os cerca de 10 mil alunos da Rede Municipal de Educação e para famílias em vulnerabilidade social; e o fechamento de hotéis com mais de 50 funcionários.

Para prefeitura já investiu cerca de R$ 2 milhões para aumentar a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde, caso aconteça uma epidemia no município. Todos os técnicos e gestores da pasta têm se empenhado ao máximo para orientar a população sobre as medidas de isolamento social, de higiene e de como agir em caso de suspeita da doença. O Município tem investido também em equipamentos e em profissionais e aumentado a capacidade de atendimento hospitalar da cidade, para se preparar para uma possível epidemia do COVID-19. A Prefeitura fez uma compra de mais 15 unidades de suporte respiratório intensivo (ventiladores para respiração mecânica) e mais dois portáteis, e já adquiriu todos os equipamentos multiparaméticos necessário. Atualmente, a unidade conta com sete ventiladores para respiração mecânica.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …