
O vereador Maurício Trindade (DEM) apresentou na Câmara Municipal de Salvador projetos que pretendem implantar nos postos de saúde do município o atendimento de profissionais de Nutrição, Serviço Social, Fisioterapia e Psicologia. As indicações objetivam garantir o atendimento global dos pacientes da rede pública municipal.
“Saúde não é apenas a ausência de doença, mas o perfeito bem-estar físico, mental e social”, justifica o vereador.
O Projeto de Indicação nº 574/17 considera que as principais doenças que acometem a população estão ligadas à deficiência da alimentação ou qualidade desta, como a hipertensão, diabete, obesidade, colesterol elevado, gastrite, anemia, doenças cardiovasculares, gerando o aumento do número de pacientes nos postos de saúde e, assim, sobrecarregando todas as unidades de saúde para tratamento dessas doenças.
“É muito importante que o nutricionista integre a equipe multiprofissional dos postos de saúde, pois ele é o profissional habilitado para adotar medidas corretivas da alimentação”, afirma o vereador.
Maurício Trindade afirma no Projeto de Indicação nº 575/17 que a Fisioterapia atua na prevenção e tratamento das disfunções decorrentes de dezenas de doenças e que em quase todas é extremamente difícil o deslocamento do doente da residência até o local de atendimento.
“Houve uma grande redução na cidade de locais credenciados pela Prefeitura para fazer fisioterapia. A falta ou dificuldade de acesso a esses profissionais tem causado aumento nos custos da saúde no município, além de um maior tempo afastado pelo INSS”, lamenta Trindade.
O parlamentar destaca no Projeto de Indicação nº 576/17 que as condições ambientais e sociais influenciam diretamente nas condições de saúde e bem-estar dos indivíduos. De acordo com Maurício Trindade, “o assistente social ajuda os pacientes e as famílias com problemas com drogas, alcoolismo, depressão, dentre outros fatores que afligem a sociedade e influenciam diretamente na saúde do indivíduo”.
Psicologia
O vereador entende que as doenças do tempo moderno são as de comportamento, como o gerenciamento dos problemas de relacionamento, a ansiedade, estresse, medo e depressão. “É muito importante que o psicólogo integre a equipe multiprofissional dos postos de saúde visando a redução das doenças associadas aos transtornos psicológicos e consequentemente redução dos custos para a saúde pública municipal”, conclui Maurício Trindade.
Fonte: Secom/CMS