Após declarada a suspensão de 15 minutos da sessão ordinária na tarde desta segunda-feira (13), pelo presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), no plenário da Casa, os vereadores que integram a Comissão Permanente de Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência elegeram os vereadores Maurício Trindade (DEM) como presidente e Beca (PPS) como vice-presidente do colegiado.
Após a posse e o discurso do novo presidente da nova Comissão criada pela Câmara, o colegiado decidiu, por sugestão do vereador Edvaldo Brito, um dos membros, a Reforma da Previdência (PEC 287/16) como primeiro tema a ser discutido em reunião marcada para o próximo dia 21 de fevereiro, às 14h, na Sala Yolanda Pires.
A Reforma da Previdencia que será apresentada e discutida na Câmara dos Deputados vai merecer discussão pela Comissão por iniciativa de Edvaldo Brito ao argumentar que a reforma não afetará apenas a previdência, mas toda a área de seguridade e assistência social e até aspectos trabalhistas. Por isso, ele propôs que o tema seja debatido também em parceria com a Comissão de Saúde, Planejamento Familiar, Seguridade e Previdência Social.
Na reunião do dia 21, Edvaldo Brito expõe os detalhes sobre a proposta que tramita na Câmara Federal enviada pelo relator da matéria, o deputado Arthur Maia (PPS/BA).
Visitas
Maurício Trindade anunciou também a intenção de agendar visitas ao Conselho Municipal de Assistência Social e à Secretaria Municipal de Ação Social, para estreitar o relacionamento com os órgãos ligados ao setor alvo da Comissão.
O colegiado é formado ainda pelos titulares Cezar Leite (PSDB), Ireuda Silva (PRB) e José Trindade (PSL) e pelos suplentes Ana Rita Tavares (PMB) e Orlando Palhinha (DEM).
No início da reunião de instalação da Comissão de Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência, o vereador Joceval Rodrigues (PPS), autor do projeto que sugere a criação do colegiado, parabenizou os integrantes e frisou que estava satisfeito em ver que “o debate estará em boas mãos”.