Memorial da Câmara promove mesa redonda sobre Independência do Brasil na Bahia na próxima terça

Crédito: Reginaldo Ipê/Secom/CMS

Dentro da programação educativa do Memorial da Câmara Municipal de Salvador, será realizada na próxima terça-feira (25) a segunda edição da mesa redonda sobre a Independência do Brasil na Bahia. Com o tema “194 anos de Resistência”, o evento, que acontece às 9h, no auditório do Centro de Cultura, contará com a participação de estudiosos e especialistas.

O objetivo da mesa redonda é discutir o fato histórico a partir de uma linguagem didática e acessível ao público estudantil. Os acontecimentos que levaram à ocorrência do “Dois de julho” serão abordados no contexto histórico-político do Brasil.

Participação popular 

O debate promoverá a reflexão sobre a importância do “Dois de julho” enquanto movimento de resistência e de forte participação popular, integrado ao universo do patrimônio cultural e do sentido de preservação da memória sobre a história da Bahia. O público alvo é formado por estudantes da rede pública.

A abertura será com a apresentação da atriz Nataly Santos, da Companhia de Teatro da UFBA, sobre a heroína negra Maria Felipa. Em seguida haverá apresentação de artigo sobre o quadro de Presciliano Silva que retrata a Entrada do Exército Pacificador.
Comporão a mesa os professores Ubaldo Marques Porto Filho e Álvaro Dantas Jr., autor e coautor, respectivamente, do livro “2 de Julho, Independência da Bahia e do Brasil”.

O Coral da Câmara entoará, no encerramento, o Hino da Independência da Bahia.

Fonte: Secom/PMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Geddel Vieira Lima comanda SEAP nas sombras: Jerônimo Rodrigues troca chefia e admite medo “de perder eleição” para ACM Neto

Pressionado pelas críticas crescentes e pelos sucessivos escândalos na Seap, o governador Jerônimo Rodrigues decidiu …