Mercado prevê, pela 1ª vez, inflação abaixo de 3% para 2017

Pela quinta vez consecutiva, economistas das instituições financeiras reduziram a previsão para a inflação neste ano. Dados do Boletim Focus divulgados nesta segunda-feira (25) revelam que a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, caiu de 3,08% para 2,97% em 2017.

Diante disso, a projeção para os preços no próximo ano caiu pela quarta vez seguida, de 4,12% para 4,08%. O Boletim Focus é uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas. No Brasil, para os preços não saírem de controle, foi criado um sistema de meta de inflação, definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e perseguido pelo Banco Central. Em 2017, a meta é deixar o IPCA em 4,5%.

Essa meta, no entanto, permite uma margem para abrigar possíveis crises e choques de preço. Ou seja, em situações excepcionais, o IPCA pode chegar a no máximo 6% e a no mínimo 3%. Dessa forma, é a primeira vez na qual o mercado financeiro projeta uma inflação abaixo do piso estabelecido pelo IPCA.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …