Após uma intensa caminhada ao longo de todo o percurso da cidade baixa até o Bonfim, o prefeito ACM Neto (DEM) se deparou com uma situação inusitada e nada comum ao ser barrado pela segurança do governo do Estado na chegada à Colina Sagrada, mas o prefeito como cristão católico fervoroso, não perdeu a fé e a devoção diante da confusão armada até conseguir entrar na Igreja do Bonfim.
A forte demonstração e manifestação de fé e de devoção diante do calor humano de uma multidão de fiéis em sua volta fez o prefeito ACM Neto superar mais esta barreira como homem cristão convicto até conseguir acessar o adro da Basílica do Senhor do Bonfim, onde ocorre a tradicional lavagem do Bonfim.
“A basílica do Bonfim não pertence a nenhuma autoridade, pertence à cidade, ao povo, não tem nenhuma lógica chegar e não pode entrar, porque a segurança do governador não quer. Para cima de mim não dá, né?!”, disse Neto ao ATARDE.
Até o momento da celebração inter-religiosa na Basílica da Conceição da Praia, ACM Neto e Rui Costa estiveram juntos, um ao lado do outro e de mãos dadas, o que, aparentemente, demonstrava no momento um clima de paz e de harmonia entre os dois, até que da parte do governador e de alguns membros do governo do Estado, o que era para ser um ambiente de pura fé e devoção transformou-se em um clima de guerra em torno da disputa pelo espaço no acesso à Colina Sagrada. Isso já pode ser o prenúncio do que vai ser a disputa pelo governo do Estado em 2018, caso ACM Neto decida em ser candidato ao pleito diante da tentativa de reeleição de Rui Costa para mais quatro anos de mandato.
A situação foi resolvida por intermédio do vereador Joceval Rodrigues (PPS), que conseguiu a chave do portão e, após conversar com os seguranças, liberou a entrada do prefeito, que se sentiu incomodado com a situação.
Diante da confusão, a segurança do governo do Estado justificou que a entrada das autoridades deveria ser feita pelo portão lateral, não pela entrada frontal da basílica, por onde Neto chegou acompanhado de políticos e auxiliares da sua gestão. Houve bate boca e muitos empurrões e mensagens ofensivas por algumas pessoas que estavam na Colina Sagrada. O governador, ao chegar à Colina Sagrada, acessou o adro pelo local indicado por sua segurança, pelo lado da basílica.
Rafael Santana com informações do ATARDE/Foto: Josemar Pereira/Ag. Haack