
A Bahia vive uma situação curiosa nas eleições deste ano: mais da metade de seus municípios, 214 para ser exato, têm apenas dois candidatos concorrendo à prefeitura. Isso representa 51% dos 417 municípios baianos.
Esse fenômeno não é exclusivo da Bahia, já que em todo o Brasil o número chega a 2.748 cidades, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A última vez que vimos algo semelhante foi em 2020, com 2.794 localidades nessa situação.
Na Bahia, o PSD, que é o partido com o maior número de candidatos no estado (227), aparece como o mais presente nessas disputas acirradas, com 114 candidatos concorrendo em cidades com apenas dois postulantes. O PT vem logo atrás com 66 candidaturas.
Essa polarização reflete a briga política já de olho nas próximas eleições estaduais de 2026, quando o PSD e o PT devem disputar espaço na chapa do governador Jerônimo Rodrigues.
Exemplos dessa intensa disputa ocorrem em cidades como Lauro de Freitas, onde Rosalvo Batista (PT) e Débora Régis (União) estão no páreo. Jequié e Irecê também refletem esse embate, mostrando que até em cidades maiores a disputa entre dois candidatos é comum.