Missão brasileira embarca para o Haiti levando bombeiros, equipamentos e medicamentos

OPresidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhou, neste domingo (22), o embarque de passageiros, insumos e equipamentos na aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, que seguiu, nesta manhã, da Base Aérea de Brasília para Porto Príncipe, capital do Haiti. O avião leva ao povo haitiano a Missão Humanitária Multidisciplinar Brasileira em resposta emergencial à tragédia causada por um terremoto no último dia 14 no país caribenho.



“A menos de uma semana, recebi a informação de um pedido de nossos irmãos haitianos. Rapidamente, com as Forças Armadas, com nosso Corpo Diplomático, entre outras instituições, essa missão foi rapidamente programada”, disse o Presidente Jair Bolsonaro.

A missão conta com 32 militares do Corpo de Bombeiros que prestarão socorro imediato à população local e cerca de 7 toneladas de insumos e equipamentos de emergência, como macas e coletes. Também a bordo seguiram outras 3,5 toneladas de medicamentos e insumos doados pelo Ministério da Saúde. A equipe é composta por especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas destruídas.

Antes do embarque da equipe rumo ao Haiti, o Presidente cumprimentou os militares.

“Hoje, aqui, eu cumprimento este pequeno contingente, mas que tem uma grande missão, um grande simbolismo que orgulha a todos nós. Cumprimento-os, então, pelo voluntarismo nessa oportunidade. Vocês realmente orgulham a todos nós brasileiros. E o que a gente mais deseja agora, todos os 210 milhões de brasileiros, é que vocês tenham sucesso nessa jornada”, destacou o Presidente Jair Bolsonaro.

Além do Ministério da Defesa, a operação envolve os Ministérios da Justiça e Segurança Pública; das Relações Exteriores; da Saúde; e do Desenvolvimento Regional.

Fábio Pozzebon / Agência Brasil

Segunda Missão – Esta é a segunda missão de assistência humanitária internacional realizada pelo KC-390 na gestão do Presidente Jair Bolsonaro no Governo Federal. Em agosto do ano passado, a aeronave transportou 6 toneladas de material para o Líbano, depois de uma explosão no Porto de Beirute.

Terremoto no Haiti – O Brasil manifestou solidariedade ao povo haitiano depois do terremoto que atingiu o país no último dia 14. O número de mortes ultrapassou 2 mil e foram centenas de feridos. Logo depois do terremoto de magnitude de 7,2, um ciclone tropical também atingiu o país, dificultando as buscas por sobreviventes. Em nota, o Governo Federal reafirmou o firme compromisso com a continuidade da ajuda humanitária prestada àquele país. O Ministério das Relações Exteriores está acompanhando a situação por meio da Embaixada em Porto Príncipe para dar toda a assistência aos brasileiros que lá residem.

Segundo o Itamaraty, a comunidade brasileira no Haiti é estimada em 50 pessoas, a maioria de religiosos.

Para qualquer informação, os telefones de plantão da Embaixada brasileira em Porto Príncipe é +509 31629513. No Brasil, a Divisão de Assistência Consular do MRE também está aberta para informações e esclarecimentos a familiares de brasileiros no Haiti. O telefone é +55 61 8197-2284.

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …