O movimento denominado ‘Ocupa La Vue’ realiza protesto marcado para esta sexta-feira (25), às 15h, em frente à obra do condomínio La Vue, na Ladeira da Barra, pela demissão do ministro da Secretaria de Governo da Presidência, Geddel Vieira Lima. A manifestação acontece após a decisão do presidente Michel Temer de manter o peemedebista no cargo. O ato será também contra a “destruição do patrimônio histórico, arquitetônico e afetivo de Salvador”.
“Um ministro de Estado sair de seus cuidados para pressionar um órgão que trabalha na preservação do patrimônio a mudar parâmetros técnicos para permitir a construção de um espigão já seria um absurdo. Porém, quando um ministro faz isso advogando em causa própria, pois proprietário de um luxuoso apartamento no referido e ilegal empreendimento, isso já ultrapassa o escárnio. E o escárnio se mistura com desdém quando o presidente da República, mesmo sendo um ilegítimo, diz que vai esperar a repercussão para tomar providências”, informa a organização do protesto em evento criado no Facebook.
“Pretendemos denunciar também a conivência do prefeito ACM Neto (DEM) – de quem o senhor Geddel é aliado – do Iphan da Bahia, da Sucom e do Ipac com o processo de desconfiguração total da cidade, em nome de um projeto urbano elitista e racista. O La Vue é apenas a ponta do iceberg da destruição e da segregação”, afirma o coletivo ‘Subverso’, um dos organizadores do movimento.
O ato faz parte de uma série de manifestações que acontecerá na sexta em Salvador, contra a PEC 55, que cria um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos e a reforma da Previdência Social.
Imagem: Divulgação