MPF manifesta-se pela manutenção da prisão de traficante de drogas procurado pela Interpol

Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério Público Federal (MPF) opinou pelo desprovimento do pedido de habeas corpus em favor de Wesley Evangelista Lopes, condenado a 10 anos de prisão por tráfico internacional de drogas. Lopes foi incluído na lista da Organização Internacional e Polícia Criminal (Interpol), em 2018, e preso durante operação conjunta das polícias Federal e Militar, em 2019, na Bahia. No HC, a defesa alega que a Justiça teria se omitido no exame de nulidades ocorridas durante a diligência policial que resultou na prisão do traficante.



 

Na manifestação, o subprocurador-geral da República Wagner Natal, que assina o parecer, esclarece que o HC “não comporta sequer conhecimento, por se tratar de mera reiteração de pedido anterior, o qual já foi apreciado e desprovido pelo STF”. No mérito, Natal afasta a hipótese de flagrante ilegalidade das instâncias ordinárias que resultariam na concessão do habeas corpus de ofício.

Os fatos de que se tratam os apontamentos da defesa referem-se à prisão preventiva de Lopes, pela Polícia Federal do Amazonas, após evidências de seu envolvimento em atos criminosos, extraídas a partir da análise de conversas mantidas com outros investigados e colhidas por meio de quebra de sigilo de dados, “medida devidamente autorizada” pela Justiça Federal, segundo o parecer do MPF.

Agência Brasil

Neste sentido, o subprocurador-geral afirmou que não há indícios de flagrante ilegalidade, uma vez que não houve negativa de prestação jurisdicional por parte das instâncias ordinárias. “Verifica-se que foram realizadas investigações preliminares, sendo localizados os suspeitos, em situação de flagrância, os quais confessaram os delitos, resultando na apreensão de aproximadamente 458 kg de cocaína no dia seguinte. A perícia dos aparelhos telefônicos também foi autorizada pela autoridade judicial competente, ainda que em data posterior à prisão em flagrante”, esclarece Natal.

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …