Neto endurece críticas contra Bolsonaro e o PT

Presidente nacional do Democratas e prefeito de Salvador, ACM Neto, subiu o tom, ontem (19), contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). O chefe do Palácio Thomé de Souza vinha poupando o capitão da reserva de críticas, mas decidiu atacar após o aliado Geraldo Alckmin (PSDB) não conseguir avançar nas pesquisas de intenções de votos. Segundo Datafolha e Ibope, se o pleito fosse hoje, o segundo turno seria entre Bolsonaro e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). “Não dá para ir a uma aventura de uma cara que, em 30 anos de parlamentar, nada construiu de tão sólido que a gente possa contar. Na minha opinião, a despeito de não concordar com todas as ideias, mas respeitar, o fato é que a gente olha e não tem experiência, não tem equipe e não está pronto para governar”, afirmou, durante entrega de uma geomanta no Conjunto ACM (Estrada de Barreiras, Cabula).

Em entrevista em maio à Rádio Metrópole, Bolsonaro mostrou interesse de ter o apoio de ACM Neto a sua candidatura. “Somos colegas. Como eu sempre fui do baixo clero, não conversava com coronel, a não ser que me chamasse. Se ACM Neto quiser conversar comigo, da minha parte, existe interesse. Está fazendo bom governo aqui”, afirmou à época.

O prefeito se esquivou e evitou, como disse o próprio, “conflito” com os eleitores do presidenciável. “Não tenho motivos nenhum para conflitar com os eleitores e os simpatizantes do deputado Jair Bolsonaro. […] Tenho minhas ideias, os meus princípios, a minha forma de fazer política. Não necessariamente concordo em tudo com o deputado Jair Bolsonaro, mas não posso censurá-lo. Não seria inteligente, de minha parte, gerar qualquer conflito com os eleitores desde que, eventualmente, simpatize conosco”, disse.

Ontem, Neto criticou também o candidato Fernando Haddad, ao chamá-lo de “poste”. “A gente já viu no Brasil no que deu quando se pretendeu eleger um poste à Presidência da República. Não dá, neste momento, para aceitar um poste que foi testado e reprovado. Seria uma volta à escuridão com o PT”, atacou. “Tenho muito receio de um segundo turno marcado pelos extremismos, de um lado a extrema-direita e, do outro, a extrema-esquerda. E ainda espero que o bom senso possa prevalecer e a gente possa ter, no segundo turno, alguém com uma posição mais moderada e que possa costurar uma agenda nacional, possa ter uma agenda de superação da crise e, sobretudo, tenha condições de sentar na cadeira de presidente e saber o que vai fazer”, acrescentou.

Prefeito endossa questionamento à pesquisa Ibope

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), endossou, ontem, o questionamento do presidente do Democratas na Bahia, o deputado federal José Carlos Aleluia, sobre a pesquisa Ibope divulgada anteontem (18) que apontou a liderança do governador e candidato à reeleição Rui Costa (PT) com 60% das intenções de votos. Além disso, mostrou que o postulante do DEM, José Ronaldo, tem 7%. Pelo levantamento, o petista baiano cresceu 10% e o democrata caiu 1% na comparação com a consulta anterior de agosto.

Em entrevista à imprensa, durante entrega de uma geomanta no Conjunto ACM (Estrada de Barreiras, Cabula), Neto afirmou que já foi “vítima” de erro do Ibope em 2012, que, segundo ele, apontou que Nelson Pelegrino (PT) passaria para o segundo turno na frente dele. “Não posso deixar de manifestar a minha estranheza em relação aos números, porque são incompatíveis com os números internos que nós possuímos. Tanto é que o deputado José Carlos Aleluia, que é presidente do Democratas na Bahia, já manifestou que a coligação vai entrar com um pedido formal junto ao TRE [Tribunal Regional Eleitoral] para ter acesso à base da pesquisa. Além disso, vamos propor uma auditoria nesta pesquisa. O Ibope tem o hábito de cometer muito erros”, pontuou.

Informações da Tribuna da Bahia

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …