Nicolás Maduro telefona para seu parça Lula enquanto deputados pedem expulsão de diplomatas venezuelanos do Brasil

Evaristo Sa / AFP

Nicolás Maduro solicitou uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em meio à crise política na Venezuela e às acusações de fraude eleitoral nas eleições do último domingo (28). A Presidência da República informou que ainda não há previsão para que Lula e Maduro conversem ao telefone.

O pedido foi feito por via diplomática, com a esperança de que a ligação ocorresse nesta quinta-feira, 1º de agosto. O Palácio do Planalto tem por prática não divulgar telefonemas entre chefes de Estado até que ocorram e, geralmente, informa apenas linhas gerais dos assuntos tratados.

Na noite desta quarta-feira (31), Maduro afirmou em coletiva de imprensa que vem conversando com presidentes da região, incluindo o presidente colombiano Gustavo Petro.

Caso o telefonema com Lula ocorra, será o primeiro contato direto entre os dois desde a eleição contestada na Venezuela.




Enquanto isso, um grupo de deputados federais bolsonaristas solicitou ao Ministério das Relações Exteriores a expulsão do corpo diplomático da Venezuela no Brasil, citando graves violações de direitos humanos pelo governo de Maduro. O pedido foi protocolado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e contou com a assinatura de outros 41 parlamentares. Eles listaram várias violações, incluindo o sequestro do líder de oposição Freddy Superlano, mortes em protestos e prisões de manifestantes.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …