
A Nova Zelândia garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2026 ao vencer a Nova Caledônia por 3 a 0 na final das Eliminatórias da Oceania, na madrugada desta segunda-feira (24), pelo horário de Brasília. É a terceira vez que o país vai disputar o Mundial e a primeira desde 2010.
Os gols da vitória foram marcados no segundo tempo por Boxall, Barbarouses e Just, após um primeiro tempo truncado e sem grandes emoções.
Com campanha perfeita nas Eliminatórias, os neozelandeses passaram com facilidade por Fiji nas semifinais com um sonoro 7 a 0, e não tomaram conhecimento da Nova Caledônia na decisão. O destaque Chris Wood, atacante do Nottingham Forest, até começou jogando, mas saiu lesionado e foi substituído por Barbarouses, que deixou o dele logo depois.
Com isso, a Nova Zelândia se junta a Japão, Canadá, Estados Unidos e México, países já classificados para o Mundial de 2026. A Nova Caledônia ainda tem uma última chance e vai disputar a repescagem contra seleções da África, Ásia, América do Sul e América do Norte/Central.