Novembro Azul: Médico alerta homens para prevenção ao câncer de próstata

Foto: Reprodução

Azul é a cor que marca o mês de novembro na campanha de conscientização sobre o diagnóstico e prevenção ao câncer de próstata. Novembro Azul é uma campanha de conscientização voltada para à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O médico clínico geral, Dr. Everton Mendes (CRM 27322), com forte atuação na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e com extenso trabalho de assistência social aos mais carentes, faz um alerta para conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico e prevenção sobre a doença neste mês de campanha do ‘Novembro Azul’.

Dr. Everton salienta que o diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção para o câncer de próstata, se descoberto no inicio. Mesmo com a falta de sintomas, exames periódicos devem ser realizados para que essa doença seja detectada com maior brevidade possível. “Os principais exames são PSA (Antígeno prostático específico) e o toque retal”, orienta o médico.

Diagnóstico e prevenção ao câncer de próstata 

A próstata é a parte do corpo masculino responsável por produzir o líquido espermático, secreção que, com outros líquidos, constitui o se sêmem. O preconceito e o tabu em relação ao exame de toque dificultam ainda o diagnóstico precoce.

O médico considera que, assim como outros tumores, o melhor remédio em relação ao câncer que atinge a próstata é a prevenção à partir do diagnóstico precoce e cuidado com a saúde. Hábitos saudáveis, como evitar o tabagismo, fazer exercícios físicos e alimentares são boas práticas para prevenir a doença e devem ser aliados aos exames que podem diagnosticar este tipo de câncer: o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame de toque retal. Os dois devem ser realizados por homens com mais de 65 anos de idade regularmente. No caso de haver familiar próximo com diagnóstico deste câncer, os exames devem começar a ser feitos a partir dos 45 anos de idade.

“Estamos no mês de novembro, o mês em que o mundo se mobiliza contra o câncer de próstata. É um tipo de câncer que cresce lentamente. Grande parte das vezes, ela não produz sintomas nas suas fases iniciais. É uma doença que ocorre, principalmente, em homens mais velhos a partir dos 65 anos de idade, mas a prevenção deve ocorrer a partir dos 45 anos de idade, principalmente, se houver casos na família. Se não houver casos na família, a orientação é que o paciente visite o seu urologista uma vez ao ano para, a partir daí, promover o exame físico, que é o exame de toque, e realizar o exame de sangue para dosagem de PSA. O diagnóstico precoce é fundamental, pois é na fase precoce que conseguimos curar”, destaca Everton. Ele orienta que os homens devem fazer o exame de sangue PSA e o exame de toque retal para um diagnóstico correto da doença. Através destes dois exames, o médico avalia se há alguma alteração na próstata, como algum endurecimento ou nódulo. “A partir daí, se estabelece a melhor forma de abordagem da doença, se ela existir”, explica Everton.

O tratamento do câncer de próstata é variado e depende de cada paciente. Mendes explica que as abordagens mais comuns são os tratamentos com cirurgia ou radioterapia.

“O homem que se cuida é um homem que se ama. Precisamos mobilizar todos os homens da nossa Bahia que se amam em prol dessa causa”, mobiliza Everton.

Brasil 

No Brasil, essa campanha ganhou força no ano de 2014 com várias palestras com o objetivo principal de quebrar o preconceito e o tabu masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer os exames necessários. Em nosso país, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens Estima-se que todo ano ocorrem 61.200 de novos casos de câncer de próstata no Brasil, e em 2013 foram notificados 13.772 mortes devido a complicações do câncer. Alterações na urina e dificuldade para manter a ereção são sinais que podem indicar câncer de próstata, uma doença comum após os 50 anos. No entanto, esses mesmos sintomas também podem ocorrer devido a alterações benignas, como na próstata aumentada, por exemplo. Por isso, é importante ir ao urologista pelo menos 1 vez por ano após os 45 anos de idade, para fazer exames de rotina, para identificar qualquer alteração prostática o quanto antes.

Mundo 

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

Assista abaixo a mensagem em vídeo do médico clínico geral, Dr. Everton Mendes (CRM 27322) sobre o alerta aos homens pelo diagnóstico e prevenção ao câncer de próstata. Acesse o perfil do Dr. Everton Mendes pelo Facebook: https://www.facebook.com/DrEvertonMendesBA/videos/1441539349295606/ 

Rafael Santana com informações da Internet

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …