Dando continuação às ações de ordenamento do comércio da Avenida Sete, no coração de Salvador, a Prefeitura deve entregar até o início de setembro a requalificação do Largo Dois de Julho, que inclui a reforma do Mercado Municipal Dois de Julho e do Mercado das Flores, além de intervenções nos arredores dos equipamentos.
A requalificação é de responsabilidade da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) e integra as ações dos programas Território Empreendedor da Avenida Sete de Setembro e de Requalificação dos Mercados de Salvador, previstos no Planejamento Estratégico da Prefeitura.
De acordo com a secretária da Semop, Rosemma Maluf, além das intervenções estruturais também serão realizadas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-Bahia), ações voltadas à requalificação comercial dos estabelecimentos localizados no entorno do espaço. “No momento, está sendo realizada uma pesquisa com moradores e clientes dos comércios locais para identificar o perfil e os anseios do público. Este diagnóstico dos negócios será necessário para que a partir daí possam ser montadas capacitações estratégicas que serão feitas para aperfeiçoamento dos estabelecimentos do bairro”, explicou a gestora.
Participarão deste processo cerca de 50 empresários, além de feirantes e ambulantes. Os estabelecimentos que receberão capacitação possuem diversas áreas de atuação e englobam desde bares e restaurantes a padarias. Uma das propostas desta ação é fortalecer o roteiro gastronômico do bairro, que possui espaços culinários consolidados como o Porto do Moreira e o Feijão do Fuscão.