Novo presidente da CBF, Samir Xaud tem sócio preso, parentes ligados à corrupção e empresa bloqueada na Receita Federal

Divulgação / Federação Roraimense de Futebol

A CBF escolheu neste domingo (25) seu novo presidente: Samir Xaud, roraimense de 41 anos, único candidato em chapa única, foi eleito para comandar o futebol brasileiro entre 2025 e 2029. A eleição, marcada por forte rejeição de parte dos clubes, contou com voto eletrônico pela primeira vez. Um grupo de 20 equipes (Flamengo, Corinthians, São Paulo, Internacional e Cruzeiro), boicotou a votação e denunciou a falta de pluralidade na composição da chapa.

Oficialmente, Xaud teve o apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes das Séries A e B.




O novo presidente chega à CBF já cercado por suspeitas. Ele é filho de Zeca Xaud, que comanda há décadas a federação de Roraima, e tem parentes diretamente ligados a escândalos de corrupção envolvendo a venda de testes rápidos na pandemia e fraudes em contratos públicos. A empresa da qual Xaud é sócio, a Life Fitness, consta como inapta na Receita Federal. Nas redes, torcedores reagiram com desconfiança.

A entidade máxima do futebol nacional segue mergulhada em disputas políticas, sob o mesmo modelo de poder que afastou Ednaldo Rodrigues da presidência.







Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …