Número de acidentes com vítimas cai 72% no segundo dia do Carnaval de Salvador

O segundo dia do Carnaval de Salvador 2025 foi marcado positivamente por um aumento da segurança viária. A quantidade de acidentes de trânsito com vítimas na sexta-feira (28) diminuiu 72% em comparação com o mesmo dia da festa no ano anterior. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou apenas três acidentes com vítimas na sexta, com três pessoas feridas. No segundo dia de festa de 2024, foram 11 pessoas feridas em acidentes.

O superintendente de Trânsito, Decio Martins, comentou as ações adotadas pelo órgão municipal durante o Carnaval. “Como nos anos anteriores, estamos com uma operação muito bem estruturada. Este ano, trouxemos inovações, como a implementação do ponto de embarque e desembarque para motos na Praça Brasil”, disse.

“Essa estratégia está sendo um sucesso, pois favorece a fluidez do trânsito, principalmente na Avenida Centenário, via onde registramos intenso fluxo de veículos e motos. Aliado a isso, nossos agentes estão posicionados em pontos estratégicos para agir com a maior agilidade diante de qualquer intercorrência. Essas ações planejadas afetam de maneira positiva na segurança viária, com a redução de ocorrências de sinistros”, completou Decio.

Já a circulação pelos portais de controle de acesso às zonas de restrição cresceu 77%. Os equipamentos eletrônicos da Transalvador registraram quase 70 mil passagens pelos portais, contra cerca de 40 mil no mesmo período do ano passado.




Transporte – Com operação 24h, o BRT transportou nos dois primeiros dias de Carnaval, através das linhas B4 e B5, 62% a mais de passageiros em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram quase 128 mil usuários do sistema durante a folia este ano, contra cerca de 78,6 mil no mesmo intervalo em 2024.

Só na sexta-feira (28), a quantidade de passageiros cresceu 51%. Foram mais de 51 mil usuários, contra 34 mil no ano passado. O total de viagens do BRT no segundo dia de festa aumentou 40% – foram 1.261, diante de 895 em 2024.

Já todo o sistema de transporte da cidade registrou mais de 360 mil passageiros na sexta. A linha gratuita Lapa – Calabar transportou mais de 81 mil pessoas e realizou 2.020 viagens. Foram registrados cinco atos de vandalismo em ônibus.

O Elevador Lacerda, reaberto esta semana após requalificação, foi utilizado por quase 20 mil passageiros, o que representa uma alta de 68% em relação à sexta de Carnaval do ano passado. Mais de 5 mil passageiros usaram o Plano Inclinado Liberdade-Calçada.

Turismo – A ocupação hoteleira continua em alta, aproximando-se da capacidade máxima da rede. Segundo o Observatório de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a ocupação hoteleira atingiu 90,5% na sexta-feira, equivalente a uma variação positiva de 6,5% em relação ao mesmo dia da festa em 2024. Em comparação com a quinta (27), a ocupação hoteleira subiu 7,1%.

A chegada dos visitantes permanece intensa no aeroporto e na rodoviária de Salvador. Foram 11.527 passageiros desembarcados em 88 voos e outros 19.062 que chegaram em 344 ônibus. De acordo com pesquisa realizada pela Ouvidoria, 38,5% dos visitantes chegaram à capital baiana de avião, 24,8% de ônibus, 19,2% de carro, enquanto 27,5% utilizaram outro meio.

Saúde – Os atendimentos de saúde caíram 20% nesta sexta-feira, em relação ao mesmo período em 2024. Houve queda em todos os tipos de atendimento, com exceção dos relacionados à enfermagem, como curativo, aferição da pressão arterial, glicemia e temperatura corporal, que continuam na média entre os dois anos. Os módulos de saúde instalados nos circuitos garantiram 96% de resolutividade na sexta. Do total de 1.026 atendimentos, apenas 45 pacientes (4%) precisaram ser transferidos para UPAs ou hospitais para uma avaliação especializada.




Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …