“O meu lema é ‘boca calada e pé ligeiro’”, diz Cláudio Tinoco sobre disputa à reeleição

whatsapp-image-2016-09-16-at-20-10-04

Após o primeiro mandato com seu trabalho legislativo reconhecido que marca sua atuação parlamentar na Câmara de Salvador, o vereador Claudio Tinoco (DEM), candidato à reeleição, falou sobre as perspectivas durante campanha diante das mudanças de regras eleitorais impostas pela reforma política aprovada pelo Congresso Nacional, disse que a atual legislatura se destaca pela renovação e acredita que o trabalho do legislativo no próximo ano será de avanços das ações, projetos e obras e de desafios para o desenvolvimento econômico da cidade, visando o interesse da população de Salvador.

“Nós consideramos, evidentemente, que as mudanças de regras impostas na reforma política do ano passado acabou nivelando todas as campanhas e todas as candidaturas com as restrições impostas pela publicidade e também na arrecadação. Isso é bom porque mostra realmente nesse momento quem é que tem proximidade com suas bases, quem é que dialoga diretamente com o eleitor durante todo o tempo. Eu estou muito feliz com a receptividade e com a proporção que está ganhando essa nossa campanha à reeleição. É claro que a nossa expectativa é positiva, mas pé no chão, com muita humildade, porque Salvador tem demonstrado que tem um eleitor qualificado, um eleitor consciente daquilo que quer. Eu tenho certeza que o cenário de crise política que nós atravessamos no Brasil vai influenciar também o ânimo do eleitor no dia 2 de outubro. Nós esperamos que os eleitores de Salvador optem por um voto qualificado e útil dando logicamente a Câmara Municipal a oportunidade de manutenção de mandatos como o meu que honrou os compromissos com 100% de frequência, presidindo a Comissão de Orçamento, presidindo discussões importantes como foi o caso da Louos que renova uma legislação antiga na cidade, permitindo novas atividades, um novo desenvolvimento da cidade, mas sobretudo que dialogue com a ética, com a transparência e com aquilo que a sociedade soteropolitana vai exigir nas urnas no dia 2 de outubro. O meu lema é “boca calada e pé ligeiro”, ou seja, vamos continuar o trabalho intenso e, logicamente, que o dia 2 de outubro seja não apenas um marco de renovação do meu mandato e do mandato de ACM Neto, mas também um marco de renovação de esperança de que essa dupla continuará trabalhando por Salvador honrando a confiança do nosso povo”, acredita.

O vereador avalia que a Câmara de Salvador se destacou este ano com aprovação de reformas importantes de forma transparente e participativa para o desenvolvimento da cidade.

“A Câmara de Salvador nesta legislatura ofereceu a Salvador a renovação de legislações fundamentais para a economia da cidade para o desenvolvimento da cidade, como foi o caso do PDDU e da Louos, com uma legislação que já tinha há mais de 30 anos que nós conseguimos renovar. É verdade que nós também utilizamos toda a nossa força política de bancada de apoio ao governo de ACM Neto para poder fazer a aprovação também das reformas que ele [o prefeito] encaminhou a Câmara, dando todas as condições para que ele [o prefeito] pudesse realizar essa grande gestão, elevando a capacidade de investimento, transformando a cidade e levando Salvador novamente a sorrir. A nossa expectativa é que a gente que passou esse primeiro período de contribuições para arrumar a casa para ter um nível de organização e de capacidade de investimento e de realização, sobretudo, na infraestrutura e na mobilidade. Fico muito feliz com o prefeito que assinou o contrato com a Caixa Econômica para o financiamento  do BRT que vai transformar não só o cenário da cidade, mas sobretudo transformar a mobilidade  da cidade. Eu que conheço o projeto e tenho a certeza que, a partir do momento em que a população veja essas obras  se iniciando e conhecendo exatamente o que está por vir de forma concreta, vai realmente passar a elevar muito o patamar de satisfação. A nossa expectativa para o próximo mandato associado também a gestão do prefeito ACM Neto é para que a gente possa avançar ainda muito mais, sobretudo na economia da cidade, diversificando a economia e incentivando os setores produtivos”, deseja.

Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, Tinoco expôs também os problemas de crise econômica e social que Salvador ainda precisa enfrentar e analisou a gestão do prefeito ACM Neto (DEM).

“O que Salvador passa hoje é consequência de uma crise nacional, uma crise econômica e uma crise política que gerou exatamente essa situação tão desagradável que gerou a falência do setor produtivo. É contribuir para que a economia de Salvador volte a se desenvolver, diversificando, gerando emprego e melhorando muito a sua capacidade de produção e, consequentemente, a gente possa ter dias melhores pra Salvador, pois acredito que a cidade está pronta e preparada, e assim que esse ciclo da economia brasileira for retomado, eu tenho certeza que Salvador sairá na frente ganhando logicamente o espaço que perdeu hoje de ter passado um tempo abandonada, mas que agora com ACM Neto encontrou o seu caminho, retomando, sobretudo, o seu devido lugar de primeira capital do nordeste retomando o seu espaço que perdeu, por exemplo, para o Recife, Fortaleza, do ponto de vista da atração”, espera Tinoco.

O candidato à reeleição ao legislativo municipal destaca também os desafios e prioridades do prefeito ACM Neto em seu segundo mandato, se reeleito no dia 2 de outubro.

“Acho que para uma gestão tão bem avaliada, nós não queremos muitas mudanças, muito pelo contrário, nós queremos o avanço daquilo que se construiu até este momento. Por isso mesmo, a população de Salvador está dizendo que Neto continue e quando quer que continue é porque está satisfazendo a população e isso é muito importante destacar. Eu não tenho dúvida que Salvador poderá na gestão de ACM Neto neste segundo mandato avançar na economia da cidade, focar na geração de empregos, a qualificação da mão de obra, a intermediação dessa mão de obra mais consistente para que a gente possa atender a essa expectativa, que é da sociedade. Neto vai conseguir requalificar urbanisticamente a cidade, recuperar o espaço público e devolvendo a população espaços de convivência. Vamos dar continuidade a requalificação da Orla. Estou muito otimista e eu tenho certeza que o eleitor de Salvador está na expectativa com essa próxima gestão do prefeito ACM Neto, mas nós devemos ser responsáveis nesse momento em aguardar o resultado das eleições, continuar trabalhando. Não existe eleição ganha, eleição é na urna quando o eleitor dedica realmente o voto”, disse.

Na oportunidade, o democrata criticou ainda a gestão do PT na prefeitura e no governo federal comandado pela então presidente e hoje ex-presidente Dilma Rousseff, que retaliou Salvador durante três anos de mandato do prefeito ACM Neto.

“A oposição critica de forma equivocada porque não tem o que dizer. É lógico que a gente vai ver a Orla de Amaralina requalificada, que ficou 10 anos no governo do PT. Eles [o PT] receberam o governo municipal ainda em 2007 com o contrato de financiamento do Banco Mundial e foram incompetentes e incapazes de fazer a requalificação da Orla de Amaralina, mas Neto vai fazer, e também a Orla entre o farol de Itapuã e Stella Maris, que é uma área com uma vocação turística importante que está juntamente próxima do Aeroporto. Salvador não tem grandes indústrias, mas tem serviços, comércio e turismo. Que a gente possa desenvolver ainda mais essas áreas e esses setores. A gente vê o Centro de Convenções que está sendo reformado para tentar oferecer as condições mínimas que já teve no passado, que o governo do PT abandonou porque foi incompetente para oferecer um Centro de Convenções com condições de receber 10, 12, 15 mil visitantes em Salvador e a gente viu que a consequência disso foi o fechamento de grandes hotéis em Salvador. É isso que a gente vai, sem dúvida nenhuma, defender para que a prefeitura assuma um maior protagonismo na economia da cidade, visando melhorar as condições de oferta  de emprego em nossa cidade para que as pessoas possam ter uma condição melhor  de renda que influencia no aspecto social e de convivência. Que a gente possa contribuir de uma forma mais decisiva porque o governo federal afastado passou três anos perseguindo e retaliando a cidade do Salvador. O maior exemplo disso é esse contrato de financiamento do BRT, que passou três anos depois que a presidente da República veio aqui [em Salvador] afirmar que faria e, só agora, depois que ela foi afastada, rapidamente, o atual governo conseguiu dar as condições essenciais para fazer esses contratos e essas obras se tornarem uma realidade. Que nesse novo governo federal, Salvador possa tirar proveito”, afirma o democrata.

Sobre a eleição de vereadores aliados ao projeto político do prefeito ACM Neto, Tinoco disse que a expectativa com o resultado das eleições é de aumentar a bancada da base de apoio a gestão municipal na Câmara de Salvador.

“Eu não tenho dúvida que nós temos todas as condições de ampliar a nossa bancada de apoio ao governo. Somos hoje cerca de 29 vereadores que apoiam o prefeito ACM Neto na Câmara Municipal e pretendemos chegar ai entre 30 e 31 vereadores e crescer ainda mais essa bancada de apoio. Evidente que o partido Democratas vai ter um protagonismo nessas eleições associado muito a imagem do prefeito. Aqui  em Salvador temos muitos nomes que vão nos ajudar a ocupar um destaque na próxima legislatura. Mais do que destaque, a gente quer continuar apoiando o prefeito de ACM Neto e o seu governo”, confia Tinoco.

Rafael Santana/Foto: Mathias Ariel/TV Servidor

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …