“O povo americano entendeu a necessidade da mudança e elegeu Donald Trump, do Partido Republicano. A democracia é assim”, afirmou o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), parabenizando a forma independente como votou o eleitorado dos Estados Unidos na eleição presidencial, sem se subordinar à máquina política envelhecida de Washington e à mídia engajada.
Em Washington, capital dos Estados Unidos, de onde acompanhou o pleito eleitoral como observador oficial integrando uma comitiva do Congresso brasileiro, Aleluia observou que, no Brasil, ninguém analisou a disputa presidencial americana de forma racional. “Todo mundo preferiu ficar na torcida”.
Para Aleluia, a candidata democrata Hillary Clinton representava grupo político com vários anos no poder, flertando com o populismo e apaziguando com grupos radicais. “O povo americano rejeitou o continuísmo e a dinastia. Optou por um novo caminho. Fez prevalecer um princípio básico da democracia: a alternância no poder”.
Na avaliação do deputado brasileiro, com a eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA, abrem-se janelas de oportunidades para o Brasil. “São dois novos governos que certamente deverão se aproximar e intensificar as relações comerciais em benefício de ambos”.
Convite
Deputados e senadores brasileiros foram convidados pela embaixada americana para acompanhar as eleições nos EUA como observadores as eleições presidenciais nos Estados Unidos que foram definidas com a vitória de Donald Trump nesta quarta-feira (9).
Os deputados federais baianos Aleluia (DEM) e Benito Gama (PTB) compõem a comitiva oficial brasileira que acompanha as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Além dos dois parlamentares da Bahia, se juntam também a comitiva os deputados Laércio Oliveira (SD/SE), Miguel Haddad (PSDB/SP) e Rubens Bueno (PPS/RS).
“Importante observar como está se dando o processo eleitoral neste acirrado embate democrático entre democratas e republicanos”, disse Aleluia em Washington.
Foto: Divulgação