O que é esquerda e direita no Brasil?

No Brasil temos 33 partidos políticos que adotam diversas ideologias, entre elas: o Comunismo, Socialismo, Social-Democracia, Conservadorismo e Liberalismo Econômico. Historicamente, aqui no Brasil, os partidos com viés Comunista são declarados de Esquerda. E os partidos baseados no Capitalismo e Economia de Mercado são os de Direita.

Porém, desde as eleições de 2018, quando uma onda conservadora começou a crescer no Brasil, criou-se uma forte polarização entre esquerda e direita personificadas por duas fortes figuras políticas: Bolsonaro x Lula. Com o extremismo político se intensificando a cada dia, os partidos perderam sua relevância. Hoje, se você é contra o ex-presidente condenado, “você só pode ser bolsonarista”. Se você critica Bolsonaro, “você é um esquerdopata!”.

Como diz o ditado, ‘todo extremismo é burro’. Atitudes como essas engessam a Democracia, pois as pessoas só conseguem enxergar duas saídas, ou pior, dois Salvadores da Pátria. Os recentes episódios envolvendo o Partido Novo já despertaram a ira dos extremistas de ambos os lados. Como um Partido Liberal Econômico e Independente, o Novo defende o enxugamento da máquina pública, a desburocratização da economia, a livre concorrência, as privatizações, a diminuição da carga tributária e o fim da corrupção e do privilégio dos políticos. Em que parte da esquerda esses princípios capitalistas se encaixam?

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …