Operação preventiva para Lavagem do Bonfim resulta em 96 notificações

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) notificou 96 estabelecimentos comerciais e imóveis durante operação preventiva realizada nesta terça-feira (9), no trecho correspondente ao cortejo da Lavagem do Bonfim, seguindo da Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Igreja do Senhor do Bonfim. A ação tem como objetivo garantir que o espaço público, bem como todos os tipos de atividades comerciais, estejam totalmente regularizados e com segurança, durante a festa religiosa, que acontece nesta quinta-feira (11).

Foram vistoriados bares, restaurantes, lanchonetes, depósitos e imóveis com sacadas. Além disso, todos esses estabelecimentos foram notificados sobre a proibição da venda de bebidas em garrafas de vidro. Foram também orientados para que não instalem palcos ou qualquer estrutura provisória para o evento sem a aprovação da Prefeitura. Já os proprietários de imóveis da região do evento não devem ocupar as marquises, por questão de segurança, ou ocupar os passeios públicos com materiais para a livre circulação de pedestres.

O diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior, destacou que, durante a festa, cerca de 30 fiscais atuarão no circuito da lavagem, no percurso da Igreja da Conceição da Praia até a Igreja do Bonfim, tudo para garantir que o cortejo de fé seja feito com tranquilidade. “O estabelecimento ou barraca que estiver comercializando bebida em garrafa e exibindo publicidade sem autorização da Prefeitura terá o material apreendido”, conclui Júnior.

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

A fiscalização teve também como alvo combater a poluição visual da cidade. Os agentes removeram faixas, painéis e placas irregulares colocadas nas fachadas de imóveis comerciais e residenciais. A ação é amparada pelo Decreto 20.505/2009, que regula os festejos populares no município. No dia do cortejo religioso, o único tipo de publicidade permitida é a que contenha mensagem cultural ou institucional, transportado por pessoas. Vale lembrar que o patrocínio oficial da Lavagem do Bonfim é da Skol. Por isso, é liberada apenas a exibição comercial dessa marca durante o evento.

Fonte: Secom/PMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Vírus Jerônimo Rodrigues é mais letal do que Covid 19: dados oficiais escancaram tragédia petista

A Bahia viveu momentos dramáticos durante a pandemia de Covid-19, com 30.201 mortes registradas até …